Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Pró-Reitores capa

Conheça os novos pró-reitores da UFG

Em 07/03/18 09:41.

Equipe é composta por professores e técnico-administrativos de diferentes áreas da Universidade

Junto ao reitor e à vice-reitora, to- maram posse os novos pró-reitores da Universidade Federa de Goiás (UFG). Conheça os novos integrantes da equipe e a atribuição básica de cada Pró-Reitoria.

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)
Flávia Aparecida de Oliveira é graduada em Enfermagem, com mestrado e doutorado em Patologia Geral. Professora da UFG desde 2004, ocupou a direção do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) entre 2014-2017. A Prograd supervisiona e coordena as políticas de ensino da graduação, como estruturação dos currículos dos cursos, processos de avaliação e formação dos estudantes. É composta pelas seguintes coordenações: Estágio; Currículo e Avaliação; Licenciatura e Educação Básica; Programas e Projetos; Apoio Técnico à Graduação. Todo ano promove o Espaço das Profissões, que apresenta aos estudantes de ensino médio os cursos oferecidos pela UFG.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG)
Laerte Guimarães Ferreira Júnior é geólogo e mestre em Geologia Econômica, com doutorado em Ciência do Solo/Sensoriamento Remoto. Professor da UFG desde 1994, ano em que criou o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), do qual foi coordenador até 2017. A PRPG é responsável pela qualificação e expansão dos cursos de mestra- do e doutorado e dos cursos de pós-graduação lato sensu, atuando para ampliar bolsas de estudo, expandir o contingente de professores mestres e doutores e qualificar técnico-administrativos em nível de pós-graduação. Internacionalizar a pós-graduação está entre os desafios da gestão.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI)
Jesiel Freitas Carvalho é graduado e mestre em Física e doutor em Ciência e Engenharia de Materiais. Professor da UFG desde 1997, coordenou o processo de implantação do Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução (LabMic) e do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), do qual foi coordenador entre 2013 e 2017. Foi pró-reitor de Pós-Graduação no último ano da gestão passada. A PRPI coordena e promove as atividades de pesquisa científica e tecnológica e de inovação. É responsável, tam- bém, por promover a transferência de tecnologias para a sociedade. Um dos compromissos da PRPI é dar continuidade à implantação do Parque Tecnológico Samambaia e de seus similares nas regionais.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec)
Lucilene Maria de Sousa é nutricionista e mestra e doutora em Ciências da Saúde. Integra o quadro docente da UFG desde 2002. Já foi diretora e coordenadora de curso. A Proec se encarrega da extensão universitária, que tem como princípio a interação com a sociedade por meio de atividades e projetos educativos, culturais e científicos, envolvendo professores, estudantes e técnico-administrativos. Na UFG, a Proec é responsável por grandes eventos, como o Conpeex e o Música no Câmpus.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae)
Maísa Miralva da Silva é graduada em Serviço Social, com mestrado e doutorado em Política Social. É professora universitária e está na UFG desde 1996 como servidora técnico-administrativa, no cargo de assistente social. A Prae, antiga Procom, é responsável por ações de assistência e permanência voltadas para a comunidade universitária, essencial para a democratização do acesso ao ensino superior. Cabe a esta Pró-Reitoria implementar a política social da Universidade, fazendo que o cumprimento da Lei de Reserva de Vagas seja acompanhado por ações institucionais que garantam a formação de estudantes de baixa renda. São de sua responsabilidade, por exemplo, os restaurantes universitários e as casas de estudante.

Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad)
Robson Maia Geraldine é agrônomo, mestre e doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Ingressou na UFG como pesquisador em 2004, tornando-se professor em 2006. Até o ano passado estava na direção da Escola de Agronomia. A Proad tem como principal atribuição o planejamento e a execução orçamentária e financeira da UFG. Também estão sob sua responsabilidade serviços como transporte, documentação e arquivo, contratos e convênios, manutenção de equipamentos, aquisição de materiais e orientação sobre elaboração de projetos.

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Pró-Pessoas)
Everton Wirbitzki da Silveira é graduado em Ciências Econômicas, com mestrado em Integração Latino-Americana e doutorado em Economia. É servidor técnico-administrativo da UFG desde 2008, no cargo de Economista. Já integrava os quadros da Prodirh como assessor especial. A Pró-Reitoria promove o desenvolvimento humano e institucional por meio da gestão do planejamento, da avaliação, da informação institucional, das pessoas e do ambiente de trabalho. Dentro da reforma administrativa, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas ocupará o lugar da Prodirh, priorizando uma relação mais humanizada com os mais de 6 mil servidores da Universidade.

Pró-Reitores

Laerte Guimarães, Lucilene de Sousa, Jesiel Carvalho, Flávia de Oliveira, Edward Madureira, Sandramara Matias, Everton Wirbitzki, Maísa da Silva e Robson Geraldine

 

Universidade terá novas secretarias

Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos
Decorre da Política de Segurança da UFG, que sugere uma estrutura para lidar com as questões do dia a dia da Universidade. Absorve o antigo Setor de Vigilância e vai traçar, junto com o Conselho de Segurança, as políticas de segurança e de direitos humanos, incluindo os protocolos com os órgãos de segurança.
Secretário: Ricardo Barbosa de Lima.

Secretaria de Planejamento e Avaliação
Tem o objetivo de consolidar a cultura de planejamento na Universidade, tanto com relação ao orçamento quanto às demais atividades. A intenção é fazer do planejamento uma fonte de informações que se materialize em um instrumento para a tomada de decisão na Instituição.
Secretário: Vicente Ferreira.

Secretaria de Tecnologia e Informação
Incorpora o Cercomp, a Divisão de Telecomunicações e o Cidarq. O objetivo, além de melhor planejar o desenvolvimento e a implantação de sistemas, é antecipar as tendências da tecnologia de informação, trabalhando menos na resolução de problemas já estabelecidos e mais na antecipação desse tipo de problema, sempre atento aos avanços tecnológicos.
Secretário: Leandro Luís Oliveira.

Secretaria de Projetos Especiais
Será encarregada tanto de propor quanto de prospectar grandes projetos de interesse da sociedade. Prevê articulação com outras esferas governamentais, empresas, organizações do terceiro setor, no sentido de apresentar a Universidade como um agente que pode contribuir no desenvolvimento desses projetos.
Secretário: Manoel Rodrigues Chaves.

Secretaria de Infraestrutura
Substitui o atual Cegef, que acabou absorvendo atribuições de setores diversos que geram acúmulo de atividades. Será responsável, basicamente, pelos projetos de infraestrutura, manutenção e conservação, dando mais agilidade à área.
Secretário: Marco Antônio de Oliveira.

Secretaria de Comunicação
Tem por objetivo desenvolver produtos e serviços comunicacionais no âmbito da UFG, articulando a área de comunicação da Universidade. Deverá executar uma comunicação pública efetivamente dialógica, interativa e transparente e que zele pela imagem institucional da UFG.
Secretário: Magno Medeiros.
Secretária adjunta: Daiana Stasiak.

 

Outros integrantes da administração superior

Leonardo Barra
Chefe de Gabinete

Leandro Pinho
Chefe de Gabinete Adjunto

Tasso Leite
Coord. de Assuntos Institucionais

Eriberto Beviláqua Marín
Coord. de Assuntos Administrativos

Marlini Dorneles de Lima
Coord. de Ações Afirmativas

Marília de Goyaz
Dir. do Centro de Aprendizagem em Rede

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: universidade edição 93