Angola capa

Moçambique do Tonho Pretinho

Em 07/03/18 12:16.

Ensaio fotográfico aborda projeto Memórias e Cantos do Moçambique do Tonho Pretinho, realizado pelo Iphan em parceria com a UFG

Instituído em 1972, no bairro da Boa Viagem, em Itapecerica (MG), o Moçambique do Tonho Pretinho é responsável pela Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário da Boa Viagem, que remonta a uma tradição de 1818. O projeto Memórias e Cantos do Moçambique do Tonho Pretinho, realizado pelo Iphan em parceria com a UFG, busca a salvaguarda e divulgação das concepções religiosas e das práticas culturais dos descendentes de africanos na América, mostrando a tradição das danças, dos ritmos, das concepções religiosas e dos sentidos dos cantos presentes no Congado.

Nas cerimônias de coroação de reis congos nas festas de Nossa Senhora do Rosário, os tambores e as danças invocam de um modo africano os santos católicos, pretos velhos, caboclos, ancestrais, e conferem a seu culto desdobramentos e significações novas nesta manifestação híbrida do catolicismo negro de raiz banta no Brasil. "Os elementos dessa espiritualidade estão presentes cotidianamente e não apenas no espaço-tempo das festas. Caboclos, pretos velhos fazem parte da vida, do dia a dia, aconselhando, protegendo".

Angola

O projeto reuniu pesquisadores da UFG e da Universidade de Brasília e produziu o Inventário Nacional de Referências Culturais, o livro Na Angola tem: Moçambique do Tonho Pretinho, da autoria de Talita Viana e Sebastião Rios (foto) e fotografias de Marcelo Feijó e Diana Landim; o documentário Na Angola tem; o CD Moçambique do Tonho Pretinho (ambos encartados no livro) e a exposição de fotografias de Marcelo Feijó Na Angola tem: Memórias e Cantos do Moçambique do Tonho Pretinho, que esteve em exibição no Centro Cultural da UFG.

Angola

"Quando eu ficar velhinho, eu já falei pra minha esposa que eu vou acompanhar Nossa Senhora nem que seja com bengala".
Tonho Pretinho

"O reinado é uma brincadeira, mas é uma brincadeira muito séria".
Dona Lena

Fonte: Ascom/UFG