Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Colônia de férias

Empresa graduada no CEI cria projeto inovador em colônia de férias

Em 02/01/19 16:38. Atualizada em 11/01/19 13:52.

Iniciativa é baseada em jogos e desafios matemáticos com materiais reutilizados

As férias chegaram e com elas a preocupação dos pais em proporcionar lazer seguro e acessível aos filhos, evitando que eles fiquem o tempo todo grudados na TV ou no celular. Para ajudar famílias que ainda estão na dúvida, uma equipe de especialistas em educação, promove de 14 a 18 de janeiro, em Goiânia, a Colônia de Férias Criativa Brincando de Matemática, voltada para crianças de 04 a 10 anos de idade.

Estudar matemática nas férias? "Não, a ideia é colocar as crianças para brincar utilizando oficinas, jogos e desafios matemáticos, sem que elas tenham a sensação de estar na escola, sem notas, avaliações e cobranças", explica uma das criadoras do projeto, a especialista em ensino de Matemática, Silmara de Castro Carvalho.

Uma das brincadeiras programadas é o arremesso de argola, no qual as crianças se divertem, praticam atividade física e exercitam a visão, o tato e outros sentidos. "A atividade exige movimento, e explora conceitos, como número de argolas arremessadas, número de pontos obtidos, tamanho e distância", observa Silmara Carvalho.

Colônia de férias

Sustentabilidade

As oficinas programadas para a Colônia de Férias Criativa Brincando de Matemática nasceram a partir do projeto Connect Math, criado no Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG, relacionado ao lúdico, à matemática divertida e à sustentabilidade.

A maior parte dos materiais utilizados nas brincadeiras e oficinas é reaproveitada, como garrafas pet, potes de sorvete e cabos telefônicos e de TV. "A matemática está em tudo, nas formas, nos tamanhos, no peso desses materiais, todos são ferramentas pedagógicas e uma forma de ensinar sustentabilidade, explica Silmara Carvalho", criadora do Connect Math.

Segurança

Quando se pensa em colônia de férias, sempre vem à mente piscina, futebol e outros esportes. "Essas atividades são muito prazerosas, mas nós resolvemos inovar com uma programação lúdica, diferente", observa Dayse Seiler, diretora do Orientar Centro de Aprendizagem.

A Colônia de Férias será realizada no espaço do Instituto, no Setor Nova Suíça, nos turnos vespertino e noturno, e contará com uma equipe qualificada e segurança reforçada para que os pais e responsáveis tenham tranquilidade para deixar seus filhos, ressalta Dayse Seiler.

As inscrições estão abertas. Informações pelos telefones (62) 98458-2426 ou (62) 98111-1889.

Fonte: CEI/UFG

Categorias: Humanidades CEI Empreendedorismo