Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Intercambistas

Intercambistas participam de curso para adaptação cultural

Em 27/02/19 12:43. Atualizada em 27/02/19 12:56.

Curso de Imersão em Língua Portuguesa para Estrangeiros contribui para o acolhimento dos estudantes na UFG

Gustavo Soares

Orientações sobre como pegar o transporte público em Goiânia e sobre como chegar ao centro médico da UFG estão entre as informações repassadas aos estudantes durante o curso. Também são oferecidas oficinas de Português instrumental. O principal objetivo das aulas, segundo a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), é o de acolher os alunos intercambistas, para que possam se adaptar e se situar na realidade da universidade e da capital.

Além das aulas regulares, os intercambistas vão participar, ainda esse semestre, de viagens para cidades próximas, que oferecem a imersão na produção cultural local. Já estão agendadas viagens para Cidade de Goiás, Pirenópolis e Brasília, que vão permitir aos estudantes estrangeiros o conhecimento de parte da realidade histórica de Goiás e do Brasil.

A programação fora de classe não se baseia só em viagens. Segundo o coordenador do curso e diretor da DRI, professor Francisco José Quaresma de Figueiredo, vivências em locais como os supermercados, por exemplo, serão realizadas para contribuir com a adaptação do estudante em sua nova rotina. Umas das aulas do programa mostrou, via projetor, o mapa de Goiânia e as rotas que fazem todos os ônibus que saem do Câmpus. A locomoção via transporte coletivo também será experienciada pelo grupo.

Intercambistas

Intercambistas da Argentina, do Uruguai e da Colômbia são acolhidos pela UFG

Os acadêmicos já começaram a ter acesso ao ensino da Língua Portuguesa instrumental. O curso trabalha com as expressões e pronúncias que vão facilitar o diálogo e a comunicação dos intercambistas. A origem dos jovens é diversa. São cinco argentinos, um uruguaio e um colombiano matriculados nos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Arquitetura, Psicologia e Farmácia. “O intensivo visa não só ambientá-los em relação ao conhecimento da Língua Portuguesa, mas principalmente culturalmente”, diz Giuliano Pereira de Oliveira de Castro, professor do curso e especialista em Português para estrangeiros.

 

Categorias: Institucional