Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Role das artes 03.jpg

Inaugurado novo espaço dedicado à arte e cultura na UFG

Em 18/03/19 08:36.

O Rolê das Artes marca participação da comunidade acadêmica no Pátio das Humanidades

Texto: Giovana Paula Correia e Caroline Pires

Fotos: Carlos Siqueira

 

role das artes 06.jpg

 

Grande público compareceu ao Pátio das Humanidades na última sexta-feira, 15/3, para a inauguração do Rolê das Artes. Todos estavam ansiosos para acompanhar a inauguração do local, idealizado em 2018, e que tem por objetivo ser um espaço dedicado a ser ocupado com palestras, bate-papos, exposições fotográficas, entre outros, visando uma crescente  integração e envolvimento da comunidade acadêmica por programações culturais. Durante a abertura do Rolê das Artes foi ressaltada a importância da ocupação da UFG com produções artísticas e culturais que tenham a participação ativa da comunidade universitária.

Em sua inauguração, o espaço recebeu a exposição fotográfica “Ocupações pelo Olhar", da professora Izabela Tamaso/FCS e do estudante Lucas Caslú.  A professora explica que uniu seu gosto por imagens e registro de acontecimentos para fotografar o ambiente, juntamente com Lucas Caslú, que buscou capturar as fotos de maneira natural e espontânea.  “Meu registro foi sobretudo de grafite, em uma perspectiva mais conceitual do registro. Eu brinquei com os grafiteiros e com a arte que eles estavam fazendo”, afirmou a professora. Ela também enfatizou a importância de um espaço que pode ser utilizado também pelos estudantes, professores e técnico-administrativos que produzam narrativas visuais e artísticas.

A professora Ana Rita Vidica, uma das curadoras da exposição “Ocupações pelo Olhar" explicou que ela foi pensada por meio dos olhares dos fotógrafos, focando na produção de grafites. e as obras foram divididas em quatro séries. Ela explicou que as obras foram divididas em quatro séries, a produção de um grafite (Série Mulher), o concreto do pátio que ganha novas cores (Série Concreto), pelos fragmentos efêmeros que fizeram parte do espaço (Série Fragmentos) e pelos gestos dos artistas que aqui passaram (Série Artistas). “A proposta foi trabalhar com o que já tinha sido feito anteriormente como ocupação no pátio”, explicou a professora.

 

Fortalecimento das Humanidades

A inauguração do espaço foi prestigiada não só pelos estudantes dos prédios próximos ao Pátio das Humanidades, mas também por professores e pró-reitores que reforçaram o discurso de engrandecimento de um espaço como o Rolê das Artes. A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, destacou que um dos papéis da universidade é investir cada vez mais em atividades artísticas e culturais. Segundo ela, o espaço expressa o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso à cultura na universidade, promovendo ações e criando espaços tão ricos quanto o dessa exposição. “Nosso objetivo é continuar trabalhando para o fortalecimento das humanidades e todos os seus cursos. Nós sabemos a importância que cada um deles têm para o Brasil", concluiu.

Já  segundo a pró-reitora de extensão e cultura Lucilene Maria de Sousa, a exposição de inauguração do Rolê das Artes trata da história do pátio das Humanidades, e também traz o um dossiê da UFG. “Teremos uma comissão gestora desse espaço, formada por representantes do pátio das Humanidades. São eles que farão toda à organização e agendamento das atividades. É um espaço aberto tanto para a comunidade universitária como para a externa”, completou a pró-reitora.

Role das artes 01.jpg

Abertura destacou a necessidade de crescente valorização da cultura e da arte na UFG

 

Ficha Técnica

Curadoria e Concepção da Montagem: Ana Rita Vidica, Genilda Alexandria, Júlia Mariano e Marina Veiga Nunes
Fotografias: Izabela Maria Tamaso e Lucas Fernando Rodrigues de Souza
Artistas envolvidos com a produção do grafite no Pátio Humanidades: Lucas Caslú (Lucas Fernando Rodrigues de Souza), Nika (Verônica Oliveira Fernandes), Renan Accioly, (Renan Accioly Wanser), Bulacha (Jhony Robson dos Santos), Rustoff (Diogo Fernandes Honorato), Ismael Albertino (Ismael Albertino da Mota Teles) e Pirandello (Vladimir Martins da Silva)

role das artes 07.jpg

Professores comemoram abertura da exposição

 

 

role das artes 04.jpg

Grande público compareceu a inauguração do Rolê das Artes

 

Role das artes 02.jpg

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Laerte Guimarães, Vice-reitora da UFG, Sandramara Chaves, o estudantes Lucas Caslú, e a pró-reitora Lucilene Sousa

 

Role das artes 03.jpg

Estudantes participam do evento

 

 role das artes 05.jpg

Professora Izabela Tamaso

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Arte e Cultura