Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
 _DSC4544.JPG

Galeria de Reitores marca o reconhecimento da UFG à sua história

Em 25/03/19 08:59. Atualizada em 25/03/19 14:49.

Inauguração da galeria no prédio da Reitoria marca superação dos desafios enfrentado ao longo dos anos

Texto: Caroline Pires

Fotos: Pedro Gabriel e Augusto Araújo

 

 _DSC4544.JPG

O dia 22 de março de 2019 ficará marcado na história da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na manhã desta sexta-feira foi inaugurada a Galeria de Reitores da UFG, que reuniu aqueles que passaram pela reitoria da universidade para uma cerimônia cheia de emoção, lembranças e motivação para que os próximos anos sejam enfrentados com determinação e confiança, em defesa do ensino superior gratuito, de qualidade e próximo da sociedade. Participaram da inauguração os professores Maria do Rosário Cassimiro (1982-1986), Joel Pimentel Ulhôa (1986-1990), Ary Monteiro do Espírito Santo (1994 - 1998), Milca Severino Pereira (1998 - 2002/2002 - 2006), Edward Madureira Brasil (2006 - 2010/2010 -2014) e Orlando Afonso Valle do Amaral (2014 - 2017).

O professor Edward Madureira, que exerce o seu terceiro mandato como reitor da UFG, destacou a emoção deste momento. “A inauguração da galeria é um gesto muito simples, mas assim como tudo o que fazemos na universidade é uma ação com muito conteúdo e simbolismo”, iniciou sua fala. Ele lembrou o quanto a UFG cresceu desde a sua fundação, em 1960, e como cada reitorado, a seu modo, enfrentou com determinação e dedicação os percalços pelo caminho, para garantir que o ensino público e gratuito impactasse toda a sociedade, não só goiana, mas brasileira.

Reafirmando o alcance das ações da UFG, Edward Madureira falou de sua preocupação com o atual momento político e histórico do país, em que se começa a questionar a justificativa da existência das universidades públicas. “Não se pode nunca perder o foco de que a universidade não é um gasto a mais para o país, mas sim um investimento no futuro do Brasil. Jamais teremos um país melhor se não assumirmos o protagonismo, não só no ensino, mas na Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirmou. Edward Madureira se emocionou ao dizer que cada reitor presente naquela cerimônia representava milhares de pessoas que já passaram pela UFG, bem como o impacto causado em suas vidas e famílias.

Edward Madureira aproveitou a ocasião para convidar todos os presentes para a inauguração do novo Bloco de internação do Hospital das Clínicas da UFG, que está em fase final de construção. Segundo ele, a obra será inaugurada já em condições plenas de funcionamento para mudar a história do atendimento em saúde no estado de Goiás.

Em seu discurso, Orlando Amaral relembrou sua trajetória acadêmica e profissional. “Me formei em Minas Gerais, mas por algum motivo fui atraído para a Região Centro-Oeste”, iniciou sua fala. Após pedir demissão do cargo de professor na Universidade de Brasília, Orlando Amaral realizou doutorado na Inglaterra, onde se aproximou de docentes da UFG, e logo foi contratado como professor da universidade, em 1984. Com emoção, ele lembrou do mandato do professor Ricardo Freua Bufáiçal (1990-1994), já falecido, e o papel fundamental que ele exerceu de influência na sua formação como gestor público. Orlando Amaral ainda elencou as inúmeras conquistas de seu mandato e os desafios encontrados nessa trajetória. Emocionado, ele concluiu dizendo que o percurso da caminhada é algo que sempre o motivou. “Melhor do que chegar é caminhar. Não foi à toa que na juventude visitei de mochila a América Latina. Por isso agradeço a todos os que estiveram ao meu lado nesses anos na reitoria, sou grato a cada um que esteve comigo no caminho”, concluiu o professor, que hoje é diretor da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape/UFG).

Já a professora Maria do Rosário Cassimiro conquistou a todos os presentes com as lembranças bem humoradas e emocionadas da época em que foi reitora da UFG.  “O professor Colemar Natal e Silva [primeiro reitor da universidade] dormiu na gráfica onde era impresso o Diário Oficial da União para garantir que a portaria de criação fosse publicada. Ele enfrentou a resistência do governo da época que não achava que Goiás seria capaz de sediar uma universidade”, contou. Maria do Rosário lembrou ainda que em 1985, ela fez questão de comemorar o jubileu de prata da universidade com a inauguração da primeira galeria de reitores da instituição. A reitora foi ainda responsável pela implementação dos câmpus de Catalão e Jataí, mesmo enfrentando a resistência dos docentes da época. “Eu amo a universidade, não perco nunca todos os eventos em que sou convidada a participar”, concluiu a professora aposentada, que ressaltou considerar a UFG como parte da sua casa.

 _DSC4528.JPG

Edward Madureira Brasil, reitor da UFG, Maria do Rosário Cassimiro, reitora da UFG entre 1982-1986, e Sandramara Matias Chaves, vice-reitora da UFG

A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, afirmou que a universidade só tem a relevância de hoje por conta da dedicação e papel que cada reitor exerceu na superação dos desafios enfrentados em cada época a frente da gestão da instituição. “Me emociona não só o reconhecimento pela inauguração da galeria dos reitores, mas também o fato de dois deles terem sido meus professores”, contou a vice-reitora demonstrando sua gratidão e reconhecimentos aos professores Joel Ulhôa e Maria do Rosário Cassimiro.

Compromisso da UFG com sua história

Joel Pimentel Ulhôa, reitor da UFG no final da década de 80, ressaltou a alegria de participar da inauguração. “Impossível não ficarmos emocionados com essa iniciativa do professor Edward. Esse reencontro faz muito bem para alma da gente”, completou. O professor Ary Monteiro do Espírito Santo ressaltou também a emoção de encontrar com antigos colegas professores, servidores técnico-administrativos e companheiros da época de sua gestão. “Maravilhosa essa galeria. Há vinte anos deixei a reitoria e vendo agora a galeria posso afirmar estou bem mais bonito”, brincou.

A professora Milca Severino, reitora entre 1998 e 2006, ressaltou que o gesto da inauguração da galeria reafirma o compromisso institucional da UFG com sua história. “O impacto social da UFG é muito grande em nosso país e ter testemunhado o seu compromisso com a sociedade é muito gratificante”, ressaltou. A professora aposentada da UFG, lembrou que hoje é docente na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), instituição também parceira da UFG e dedicada ao desenvolvimento do país.

DSC4536.JPG
Momento do descerramento da placa do professor Orlando Amaral, reitor da UFG entre 2014 e 2017

 

_DSC4540.JPG

Galeria de Reitores homenageia a história de comprometimento de professores com as universidades públicas brasileiras

 

_DSC4547.JPG

A Galeria de Reitores fica localizada no primeiro andar do Prédio da Reitoria

 

 _DSC4544 (1).JPG

Milca Severino, Maria do Rosário Cassimiro, Orlando Afonso Valle do Amaral, Ary Monteiro do Espírito Santo, Joel Pimentel Ulhôa e Edward Madureira Brasil

 

 _DSC4526.JPG

Reitores receberam uma versão em miniatura da fotografia que ficará emoldurada na Galeria de Reitores

 

DSC4558.JPG

Orlando Afonso Valle do Amaral ao lado da sua fotografia

 

 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Institucional