UFG recebe o 3º Banda em Evidência

Em 25/03/19 15:13. Atualizada em 25/03/19 15:42.

Projeto de incentivo à bandas marciais de escolas públicas chega em sua terceira edição, com  apoio da UFG

Texto: Sabrinna Coutinho

Fotos: Fabrício Vera

A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu nos dias 22 e 23 de março, o 3° Banda em Evidência, dando início ao projeto Curta o Câmpus da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec-UFG). O evento ocorreu no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal e no Teatro da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), no Câmpus Samambaia, e contou com a apresentação de 15 bandas de escolas estaduais de Goiânia.

Banda em Evidência

O 3° Banda em Evidência foi idealizado por Leandro Simplício, presidente da Associação Goiana de Bandas e Fanfarras, teve o apoio da Prefeitura de Goiânia e foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O intuito é resgatar a cultura da música para bandas escolares da cidade. “Esse foi o primeiro evento recebido pelo Teatro da Emac após a sua reinauguração. Que seja um grande espaço de confraternização, troca de experiências e de boa música” comentou Marcos Botelho, professor da Emac-UFG.

Banda em Evidência

Lucimar Santos, avó de uma das participantes da Banda Marcial Ernestina Lina Marra, afirmou que projetos como esse são extremamente relevantes para a comunidade. “Chega a me faltar palavras para definir o que significa para mim vê-la tocando. É uma oportunidade que ela não teria se não fosse o programa”. A diretora Telma, da escola Ernestina Lina Marra, também explicitou a importância de ações sociais como esta. “É um momento muito importante para nossas crianças, que agrega conhecimento e desenvolvimento sobre a arte. Ao participarem de tais bandas, elas se tornam mais independentes e pró-ativas.” O primeiro dia da cerimônia contou com a apresentação de bandas marciais de sete escolas e, no segundo dia, oito. Os concertos duraram, aproximadamente, 20 minutos, sendo realizados individualmente por cada banda.

Categorias: Arte e Cultura