energia sustentável

Evento discute consumo de energias sustentáveis

Em 10/04/19 13:11. Atualizada em 23/04/19 15:16.

Professor da Unicamp compartilhou projetos que visam diminuir consumo de energias poluentes

Augusto Araújo

‘’Conservação de Energia e o Sistema Elétrico Brasileiro’’ foi o tema da palestra realizada nesta terça (9/4) no auditório Biolkino Pereira, no Campus Colemar Natal e Silva. A atividade foi ministrada por Luiz Carlos Pereira da Silva, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com graduação realizada aqui na UFG. Em sua fala ele lembrou de problemas relacionados a consumo de energia elétrica e o potencial brasileiro para a produção de energia eólica. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação.

Durante sua apresentação, o professor tratou de temas como conscientização ambiental e a promoção de energias sustentáveis e reutilizáveis, que causam menos danos ao ecossistema. ‘"10% de todo o consumo de energia elétrica no Brasil é feito por chuveiros elétricos. Eu vejo isso como um desperdício, gastar tanta energia para esquentar água’’ revelou. Além disso, foram destacados os índices de consumo e produção de energia global e o potencial elétrico brasileiro. "O potencial de geração eólica é subestimado no Brasil, porém mais de 150 gigawatts (GW) podem ser calculados’’.

Por fim, o professor apresentou diversos projetos aplicados na Unicamp para reduzir o consumo de energias poluentes e aumentar o uso de energia sustentável. Alguns dos exemplos mostrados pelo pesquisador foram o do ônibus movido a energia elétrica e uso de placas de captação de energia fotovoltaica (energia solar).  A proposta da universidade paulista é de tornar-se um Campus Sustentável até 2021.

Professor Unicamp

Palestra energias sustentáveis