CVTFO

Centro Cirúrgico Ambulatorial é inaugurado na Faculdade de Odontologia

Em 18/04/19 14:58. Atualizada em 11/06/19 15:41.

Unidade proporcionará o uso de anestesia geral em atendimentos odontológicos

Beatriz de Oliveira

O Centro Cirúrgico do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e a sede do Núcleo de Pesquisa em Prótese e Implante (NPPI) foram inauguradas ontem, dia 16 de abril, na Faculdade de Odontologia (FO) da UFG. A mesa da celebração foi composta pelo Pró-reitor de Pós-Graduação, professor Laerte Guimarães Ferreira Júnior; a diretora da FO, professora Enilza Maria Mendonça de Paiva; a vice-diretora da Faculdade de Odontologia, professora Cerise de Castro Campos, o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-Go), Renerson Gomes, a professora Luciane Rezende Ribeiro Sucasas da Costa, coordenadora do Centro Cirúrgico do Centro Vocacional Tecnológico e o professor Cláudio Rodrigues Leles, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Implante e Prótese.

CVTFO2
Fotos: Natália Cruz

A professora Luciane da Costa disse que esse Centro Cirúrgico é a concretização de um dos sonhos das Universidades públicas brasileiras, que é o de unir comunidade, ciência, inovação e tecnologia. “O centro cirúrgico é muito necessário, porque pessoas com deficiência e às vezes pessoas que têm muita ansiedade ou fobia ao tratamento odontológico não conseguem uma assistência odontológica com conforto em âmbito público aqui em Goiânia. A UFG é a primeira a ter um centro cirúrgico ambulatorial que irá funcionar para prestar esse atendimento odontológico com anestesia geral para o conforto dessas pessoas”.

CVTFO

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da unidade tem como propósito capacitar profissionais que trabalharão com pessoas com deficiência, para a formação de equipes multiprofissionais especializadas nesse atendimento inclusivo em odontologia. Ele também tem como foco a formação dos familiares e demais pessoas da sociedade para a atenção à saúde bucal de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. Ele é apoiado pelo Programa de Atenção Humanizada a Pessoas com Necessidades Especiais (PAHPE), que desenvolve projetos de extensão nessa área na unidade a mais de uma década. O CVT tem uma área com 20 cadeiras para atendimento odontológico, centro cirúrgico ambulatorial e salas para sedação e recuperação pós-anestésica.

CVTFO3

Selo Eu defendo