Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
 1555932033337351167213.jpg

Embaixada alemã doa instrumentos para o Cepae

Em 23/04/19 09:01.

Metalfone e Xilofone foram doados para o Projeto Revoada

 

O Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) recebeu no último dia 15 de abril a doação de um Metalofone e de um Xilofone da Embaixada da Alemanha, através do Projeto Revoada. Os instrumentos foram fabricados pela marca alemã Studio 49 e são considerados de excelência para que os professores de música do Cepae desenvolvam seu trabalho adotando a metodologia musical Orff.

A entrega dos instrumentos foi possível a partir de uma apresentação das crianças do Projeto Revoada, realizada em 2017, em uma recepção ao embaixador da Alemanha, Georg Witschel, a convite do prof. José Clecildo Barreto Bezerra/IPTSP. Após a apresentação, a coordenadora do projeto, Prof.ª Telma de Oliveira Ferreira, além de expor a importância da metodologia Orff na formação musical tanto das crianças que estudam no Cepae/UFG, quanto das crianças que integram o projeto Revoada, falou da necessidade de utilização de instrumentos com a qualidade sonora de instrumentos musicais fabricados pela marca alemã, solicitando ao embaixador a doação desses instrumentos para o Cepae/UFG. Na ocasião, o embaixador respondeu que faria o possível para atender ao pedido da professora.

Atendendo com atenção e cordialidade o pedido feito, no dia 15 de abril, o embaixador Georg Witschel, recebeu em sua sala na Embaixada da Alemanha, em Brasília/DF, a coordenadora do projeto Revoada, profa. Telma de Oliveira Ferreira, o diretor do Cepae/UFG, prof.  Alcir Horácio da Silva, a coordenadora dos Anos Iniciais do Cepae/UFG, professora Andréa , e a secretária do Projeto Revoada, Célia Antunes Freitas e entregou pessoalmente os instrumentos.

Metodologia musical Orff

Carl Orff desenvolveu uma metodologia de ensino musical para crianças que prioriza seu contato direto com a produção musical através de um instrumental também idealizado por ele, chamado Instrumental Orff. Além de metalofones e xilofones, há outros instrumentos de percussão e, embora no Brasil existam alguns poucos fabricantes desses instrumentos, os xilofones e metalofones fabricados pela marca alemã Studio 49, são mundialmente reconhecidos pela qualidade sonora dos instrumentos que fabrica.

Cepae_embaixada da Alemanha.png

William D’wyer, embaixador honorário da Alemanha em Anápolis (Goiás); Georg Witschel, embaixador da Alemanha no Brasil, Enely Canedo dos Santos, assistente voluntária do Projeto Revoada, Célia Antunes Freitas, secretária do Projeto Revoada, Telma de Oliveira Ferreira, coordenadora do projeto Revoada, Cláudia Santos Gonçalves Barreto Bezerra, professora do Cepae

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Institucional