Capacitação Acof 2019 1

Expositores de alimentos da Agro Centro-Oeste Familiar recebem capacitação

Em 25/04/19 17:43. Atualizada em 25/04/19 18:07.

Minicurso abordou boas práticas de fabricação de alimentos e gestão correta do lixo

Mariza Fernandes

Com foco na agricultura familiar, a Agro Centro-oeste Familiar (Acof) 2019, que ocorre entre os dias 29 de maio e 1 de junho na UFG, está realizando, desde o segundo semestre de 2018, atividades focadas na garantia da qualidade da alimentação a ser servida no evento. Na última quarta-feira, os expositores de diversas regiões do estado que vão comercializar alimentos na Acof receberam um treinamento sobre práticas seguras de preparação e conservação dos alimentos e descarte adequado do lixo.

Capacitação Acof 2019 2
Parte prática da capacitação foi realizada no laboratório do curso de Engenharia de Alimentos da UFG

No início da atividade, o professor Gabriel Medina, coordenador do evento, conversou com os comerciantes sobre a importância de alinhar os cardápios à proposta da Agro Centro-Oeste, que visa fortalecer a agricultura familiar. Por isso, não serão vendidos alimentos ultraprocessados, como refrigerantes. Na praça de alimentação da Acof, o público vai encontrar diversos tipos de alimentos da culinária tradicional goiana, como pamonhas e outros derivados do milho, sucos naturais, bolos, biscoito de polvilho, queijo, doce de leite e etc. Além dos lanches, haverá almoço e algumas das opções são galinhada, arroz com linguiça, arroz com carne de porco e saladas. Uma das novidades dessa edição serão as opções vegetarianas. Clique aqui para saber mais sobre os produtores e os cardápios.

Menos lixo e mais reciclagem

A segunda parte da atividade de capacitação abordou mais uma inovação da Agro Centro-Oeste Familiar: a gestão responsável do lixo. Por meio de uma parceria com Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa),a Secretaria de Infraestrutura da UFG (Seinfra) e a rede de cooperativas de catadores de recicláveis de Goiânia, a Acof 2019 vai tentar reduzir a quantidade de resíduos produzidos na feira e garantir a destinação correta do material descartado. Para isso, a engenharia ambiental da Suvisa, Paula Milanez, orientou os expositores sobre as formas corretas de descarte para garantir o reaproveitamento dos recicláveis, colaborar com o trabalho dos catadores e separar os resíduos orgânicos para compostagem, que será realizada na UFG.

Paula Milanez_SUVISA
Paula Milanez, da Suvisa, orientou sobre o descarte adequado dos resíduos

Paula Milanez também orientou os comerciantes a servir os alimentos em utensílios fabricados com materiais de fácil reciclagem, como o plástico ao invés do isopor. Além disso, a proposta é produzir a menor quantidade de lixo possível, por isso ela sugeriu o reaproveitamento de materiais como caixas de papelão para armazenamento dos recicláveis. A engenheira também explicou como higienizar o material para evitar a contaminação do que será reaproveitado.

Boas práticas de fabricação na cozinha

A terceira parte da capacitação teve foco nas boas práticas de fabricação e armazenamento de alimentos, ministrada por uma nutricionista da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFG (PRAE) e por estudantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Alimentos (PET EngAli). A atividade teve uma parte teórica, em que os expositores aprenderam sobre as práticas corretas na cozinha para evitar a contaminação dos alimentos desde a compra dos materiais a serem utilizados no preparo até a venda para o consumidor. Em seguida, o PET EngAli levou os comerciantes para um laboratório, onde colocaram em prática o que foi ensinado em sala de aula, desde a lavagem das mãos até a limpeza do local de trabalho, dos alimentos e dos utensílios.

Capacitação Acof 2019 1
Uma das atividades práticas foi a higienização correta das mãos

Os produtores, que vieram de várias cidades do interior para participar da capacitação, ficaram satisfeitos. Adinar Gonçalves, de Leopoldo de Bulhões, que vai comercializar requeijão, pamonhas e doces na Acof, disse que se sente mais seguro para trabalhar após o curso. “Achei ótimo porque a gente teve um grande conhecimento. O pessoal é muito sábio, muito inteligente. Passa uma segurança muito boa pra gente”, afirmou. Os participantes receberam uma cartilha elaborada pelo PET EngAli, com todas as informações que foram apresentadas no curso.

Agro Centro-Oeste Familiar 2019

A  Agro Centro-Oeste Familiar é uma feira de exposições que chega com sucesso à Edição 2019. O evento será realizado no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Câmpus Samambaia da UFG. A programação vai ocorrer ao longo de quatro dias (29 de maio a 01 de junho), com estandes, comércio de produtos, cursos, visitas a espaços de cultivo, exposição de tecnologias agrícolas, apresentações culturais, palestras e minicursos. Acesse o site do evento para conferir a programação completa.

O evento tem se consolidado como um espaço em que os agricultores familiares, além de apresentarem sua produção para a sociedade, discutem as iniciativas públicas para o desenvolvimento rural e tornam-se importante elo em sua construção. A feira é um espaço de exposição e diálogo que almeja ser cada vez mais pautada pelos próprios agricultores. Para isso a Acof tem buscado, desde o início de sua preparação, envolver na organização as cooperativas e segmentos organizados pela agricultura familiar.

A partir de ações e temas priorizados pelos agricultores, a feira também incorpora outros autores-chave para o campo como órgãos de governo, empresas, gestores públicos e sociedade civil organizada, envolvidos na organização do evento e buscando aportar suas contribuições para os aspectos centrais pautados.

Categorias: Institucional