Laboratório

UFG é destaque em rankings nacionais e internacionais

Em 06/05/19 16:43. Atualizada em 07/05/19 14:42.

Produção científica, ensino e empreendedorismo da Universidade Federal de Goiás são bem avaliados

Carolina Melo e Kharen Stecca

Laboratório

Você conhece o alcance das pesquisas e do ensino realizados por uma universidade pública? Especialmente no Brasil, as instituições superiores de ensino público e gratuito estão no topo dos principais rankings que avaliam o ensino e a produção científica. São as universidades públicas que vêm garantindo a excelência científica do País em parâmetros nacionais e internacionais. Ou seja, são elas que vêm produzindo Ciência e conhecimento, que, por sua vez, promovem a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade. E a Universidade Federal de Goiás vem se destacando entre as melhores do País e do mundo desde 2016.

- UFG ocupa a 20ª posição de melhor universidade do Brasil no ranking Universitário Folha (outubro 2018)

Realizado pelo Jornal Folha de São Paulo, foram avaliadas 196 instituições de ensino superior no ano de 2017, com base em dados nacionais e internacionais e em pesquisas de opinião do Datafolha. Foram avaliados cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

- UFG ocupa a 11ª posição em Ciências da Terra e Ambientais, entre as instituições sul-americanas, no ranking Nature Index (junho de 2018)

A UFG foi a melhor colocada entre as instituições do Centro-Oeste brasileiro. O ranking avaliou as produções a área de Ciências da Terra e Ambientais, ou seja, publicações, autorias e produtividade dos pesquisadores.

Pesquisa UFG

- UFG está na 18ª posição entre as instituições brasileiras que aparecem na lista do Center for World University Rankings (CWUR)

Entre as categorias avaliadas estão a qualidade do ensino; empregabilidade dos ex-alunos; qualidade dos docentes; das pesquisas; e publicações.

- UFG é a 4ª Universidade que mais inova segundo Índice Universidades Empreendedoras 2017

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ocupam, respectivamente, os três primeiros lugares. Em 2016, a UFG ocupava a quinta posição no mesmo ranking. Foram analisadas 55 instituições brasileiras. No ranking geral, que avalia todas as categorias (cultura empreeendedora; inovação; internacionalização; extensão; infraestrutura e capital financeiro), a UFG ocupou o 14º lugar. O índice divulgou o relatório completo sobre as universidades brasileiras.

Pesquisadores do Lames testaram 450 espécies de microalgas dulcícolas

- UFG está ocupa a 19ª posição em Citações e Pesquisa no Brasil (2017) pela avaliação da Times Higher Education (THE)

A Universidade está na lista de melhores universidades da América Latina. O levantamento foi divulgado pela instituição britânica Times Higher Education (THE). A UFG está na 51ª posição e obteve maiores notas nos quesitos Citações e Pesquisa. Levando-se em consideração apenas as universidades brasileiras que aparecem no ranking, a UFG está na 19ª colocação.

- UFG está na 16ª posição no Ranking Universidades Empreendedoras (2016)

Na colocação nacional a UFG ficou com a 16ª posição.

Categorias: Institucional