CEI

Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG recebe certificado de excelência inédito no país

Em 08/05/19 16:56. Atualizada em 08/05/19 17:08.

Incubadora apoia a criação de negócios, e promove formação empreendedora para acadêmicos e comunidade

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás  (CEI UFG),  é o primeiro ambiente de inovação do país certificado como CERNE 2, por boas práticas em gestão, relacionamento com empreendedores, geração e prospecção de negócios.

O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE) é um modelo de maturidade para incubadoras de empresas que visa promover a melhoria de seus resultados nas diferentes áreas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Tem como objetivo criar um modelo e padrão de atuação, de forma a ampliar a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos.

A certificação é conferida pela Associação Nacional das Entidades de Apoio a Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

certificado cerne 2 cei

”Nossa equipe é comprometida com estes princípios, fomos a primeira incubadora do Centro-Oeste certificada com o CERNE 1, e agora somos referência para o país com o CERNE 2”, comemora a gerente do CEI, Emília Rosângela Pires.

O presidente da Anprotec Carlos Alberto Aranha cumprimentou os goianos pela conquista: ”Parabéns! Minha aposta em Goiânia tem sido grande. Na minha opinião já estão entre os 15 melhores ecossistemas do Brasil”, concluiu.

A certificação pelo CERNE 2 envolveu a qualificação da equipe, e contou com o apoio do consultor Luiz Fernando Gelape, da GERE Consultoria, para o planejamento estratégico. As ações foram direcionadas para a gestão do CEI, priorizando a ampliação da incubadora, a gestão estratégica e a ampliação dos limites. Isto significa que o CEI está prestando bons serviços à comunidade, que planeja e administra suas ações estratégicas, e que avalia os seus resultados e impactos.

CEI

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG é um programa vinculado à Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG (PRPI), que apoia a criação, o desenvolvimento e a consolidação de negócios, além de promover formação empreendedora, e estimular a pesquisa e a inovação.

De acordo com a Diretora de Transferência e Inovação Tecnológica, Profa. Dra. Helena Carasek, receber a certificação do CERNE 2 tem grande significado para a UFG. “A Universidade tem investido de forma consistente em inovação e este é um dos resultados desse esforço. ”

Helena Carasek afirma que o CEI-UFG está prestes a completar 15 anos, mas salienta que o seu amadurecimento e a sua contribuição ao ecossistema de inovação de Goiás resultam não apenas desses anos de experiência. “São a consequência do trabalho de uma equipe altamente qualificada e comprometida. Tenho muito orgulho de coordenar esse grupo”, destaca.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, professor Jesiel Freitas Carvalho, explica que o CEI é um dos mecanismos de aproximação da universidade com a sociedade e de promoção direta do desenvolvimento econômico, por meio do estímulo ao espírito empreendedor empresarial e do apoio para a organização de novas empresas inovadoras. “A obtenção do certificado CERNE 2, que nos alegra muito, é um dos resultados do trabalho de excelência que tem sido feito”, ressalta Jesiel Carvalho.

Por meio dos programas de pré-incubação e incubação, o CEI oferece cursos, workshops, mentorias e assessorias em gestão, mercado e finanças, apoiando o desenvolvimento de ideias, produtos e a criação de empresas. Atualmente, existem 12 empresas incubadas e 9 projetos pré-incubados. Vinte e cinco empresas já alcançaram a condição de graduadas por possuírem autonomia financeira e de mercado.

O CEI  apoia ideias, projetos e negócios em todas as áreas de atuação da UFG.

Formação Empreendedora

O UFG Empreende é um dos programas voltados à capacitação de acadêmicos e comunidade em geral que desejam iniciar a jornada empreendedora. Durante a formação, o aluno aprende conceitos básicos de empreendedorismo, identificação de   oportunidades e validação de negócios.

O CEI promove também desafios e outras atividades colaborativas para alunos da UFG e de outras instituições de ensino superior de Goiás. Uma das atividades é a OEU – Olimpíada Empreendedorismo Universitário realizada anualmente, estimula o espírito de equipe, o compartilhamento de conhecimentos e desperta habilidades empreendedoras.

A unidade 1 do CEI está localizada na rua 235, no. 294, Setor Universitário. A unidade 2 fica no Campus Samambaia, no Parque Tecnológico, ao lado do conjunto Itatiaia.

Os interessados podem entrar em contato também pelo e-mail: cei.ufgo@gmail.com ou acessar o portal www.cei.ufg.br ou pelos telefones: 32096034 e 35212047

Categorias: Institucional