Sinfônico

Coro Sinfônico de Goiânia se apresenta no Espaço das Profissões

Em 09/05/19 09:29. Atualizada em 09/05/19 13:05.

“Poemas Cantados” fez parte do projeto “Música na Escola de Música” e visa ampliar o acesso à música erudita

Maryana Souza

O segundo dia do Espaço das Profissões foi marcado por atividades interativas e culturais, que buscaram apresentar a instituição para os estudantes que pretendem ingressar na Universidade Federal de Goiás. A programação do evento contou com o concerto “Poemas Cantados”, apresentado pelo Coral Sinfônico de Goiânia e regido pela maestrina e professora da UFG, Katarine Araújo. A apresentação é parte do projeto “Música na Escola de Música” organizado por Carlos Costa, professor de música e regência da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac).

O “Música na Escola de Música” é um evento semanal, que ocorre entre março e dezembro e conta com apresentação de diversos músicos e grupos. Contudo, Costa explicou que, apesar de o projeto promover concertos toda quarta-feira, essa apresentação do dia 08 de maio foi especialmente pensada para receber o público presente no Espaço das Profissões.

Sinfônico(Fotos: Pedro Gabriel)

Entre os sons graves e agudos, produzidos pelos 41 participantes do Coro Sinfônico de Goiânia, era possível ouvir os sussurros extasiados e as expressões entusiasmadas das pessoas que lotaram o Teatro Belkiss S. Carneiro de Mendonça logo pela manhã. Os ouvintes que participaram do ensaio estavam com expectativas altas. Em grupo, três estudantes de biblioteconomia afirmaram que estavam ansiosas para ver a apresentação e uma delas, Ana Caroline Alves Costa, explicou o motivo: “eu nunca vi uma apresentação de Coro ao vivo e estou bem ansiosa, acho que vai ser muito bom”.

Júlia Lopes Miranda, estudante do 2º ano do Ensino Médio, pretende cursar música e afirmou que, apesar de já ter o costume de frequentar concertos, estava empolgada. “Pelo que eu vi do ensaio, já fiquei arrepiada”. Sobre o Espaço das Profissões a estudante comentou que achou interessante porque aqui é possível “saber como é e ter a experiência real dos cursos e não só ouvir palestras”.

coro sinfÕnico

O reitor Edward Madureira e a vice-reitora Sandramara Matias Chaves fizeram uma breve participação antes do concerto iniciar. O reitor afirmou que a Universidade Federal de Goiás tem “uma das melhores escolas de música do País”. Além disso, Madureira apresentou a instituição e se posicionou em defesa da Universidade pública e gratuita, informando que a UFG conta com 156 cursos de ensino superior, fomenta pesquisas, ciência, cultura e arte. O reitor se mostrou contente com o fato de o Espaço das Profissões coincidir “com esse momento tão crítico que estamos vivendo na Universidade”, pois essa é uma oportunidade de mostrar a diversidade de produções em prol do conhecimento que são realizadas dentro da UFG.

Categorias: Arte e Cultura