Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
sedentarismo

Estudo mostra diferença entre treinamentos HIIT e SIT

Em 23/05/19 17:00.

Artigo mostra que treinos mais intensos favorecem a perda de gordura. Artigo foi publicado no British Journal of Sports Medicine

Os professores da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG  Paulo Gentil e Claudio Lira, além de dois egressos da unidade, Ricardo Viana e João Pedro Naves publicaram um artigo no BRITISH JOURNAL OF SPORTS MEDICINE  (https://bjsm.bmj.com/content/53/10/655), importante revista da área de saúde. Esse artigo obteve uma repercussão muito relevante entre os pesquisadores e acaba de ser citado em dos mais importantes periódicos na área da Educação Física o JAMA (https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2734679).

O estudo - O artigo mostra os resultados de uma pesquisa em que foi realizada uma meta-análise de 36 estudos clínicos comparando HIIT e SIT - os dois tipos mais comuns de treinamento intervalado - com treinamento contínuo de intensidade moderada para perda de gordura. Os estudos avaliaram mudanças no percentual de gordura corporal total e / ou massa gorda total absoluta. Em média, os protocolos SIT e HIIT reduziram a gordura total absoluta em 6,2% e 6%, respectivamente, em comparação com 3,4% para o treinamento contínuo de intensidade moderada. Os treinos intervalados também foram mais curtos. As rotinas SIT, HIIT e de intensidade moderada em estudos que avaliaram o total gordura duraram em média 23 minutos, 25 minutos e 41 minutos, respectivamente.

sedentarismo

Fonte: Secom UFG

Categorias: saúde