Crianças do Cepae assistem ópera no teatro da Emac

Em 10/06/19 10:59.

Encenada em português, "Amahl e os Visitantes da Noite" oportunizou o contato com o gênero musical

Fabrícia Vilarinho

A estreia da ópera Amahl e os Visitantes da Noite, no final do mês de maio, lotou o Teatro Belkiss Spenciere Carneiro de Mendonça da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG. O espetáculo integra a programação do Festival de Ópera de Goiânia (Fogo) e contou com uma presença de mais de oitenta crianças, estudantes do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da Universidade Federal de Goiás. O convite partiu da professora Natássia Garcia, responsável pela direção artística do espetáculo. “O intuito ao chamar as crianças é que essa apresentação possa contribuir para o desenvolvimento e a apreciação estética”.

(Fotos: Fabrícia Vilarinho)

A ópera, traduzida para o português do original na língua inglesa, foi pensada para todas as idades. "É uma ótima oportunidade para as crianças presenciarem toda estrutura operística: orquestra, coro, solistas, cenografia, iluminação, figurino, e conhecer essa linguagem artística”, afirmou a professora Natássia. Ao todo, compareceram 25 crianças do Departamento de Educação Infantil (DEI), com faixa etária entre 4 a 6 anos, e cerca de 60 crianças com idades entre 6 a 9 anos, do ensino fundamental do Cepae da UFG.

Estiveram presentes na estreia, o reitor da UFG, Edward Madureira, a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Flávia Maria Cruvinel e o diretor da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), Eduardo Meirinhos. O reitor ressaltou a importância da parceria entre UFG e Prefeitura na realização do Festival de Ópera de Goiânia, destacando o importante papel da Emac nas atividades culturais da UFG e sociedade.

Eduardo Meirinhos agradeceu o trabalho dos envolvidos na realização desse e demais espetáculos do Fogo, em especial a equipe da Emac e Secult, ressaltando que o momento era de celebração, pois seria apresentado o resultado de muito trabalho a um teatro cheio. “Dentro do nosso elemento da realização artística, estamos atingindo o objetivo ao alcançar o público, que é a razão de estarmos aqui, ainda mais com um público tão especial como este, formado por muitas crianças”. O diretor pediu uma salva de palmas, aclamando a plateia mirim.

espetáculo emac cepae

Amahl e os Visitantes da Noite foi composta em 1951 por Gian Carlo Menotti, compositor ítalo-americano, sendo a primeira ópera encomendada para uma apresentação televisiva, o que ocorreu na véspera de natal do ano de sua composição. A história é sobre Amahl, um garoto que anda amparado por muletas e vive com sua mãe viúva, ambos muito pobres. Em uma noite, recebem a visita dos três reis magos que viajam seguindo a estrela do menino Jesus. Amahl é curado milagrosamente nessa visita dos reis partindo com eles para entregar ao Messias recém-nascido sua muleta em agradecimento pela cura.

Formação

Para a professora do Departamento de Educação Infantil (DEI), Renata Curado, esse espetáculo irá contribuir na compreensão da linguagem de um musical infantil, projeto no qual trabalha atualmente com seus alunos de 5 e 6

espetáculo emac cepae

anos. Para Renata, a ópera, com sua junção de teatro, música, dança, trabalho coletivo, propicia a ampliação do universo cultural das crianças. “Para alguns, foi a primeira oportunidade de ir ao teatro, outros nunca tinham assistido uma ópera e não conheciam o canto lírico ou os instrumentos utilizados na música erudita”. A professora aproveitou para trabalhar com as crianças aspectos da formação de público, como a necessidade do silêncio na sala de espetáculo, o respeito aos artistas, a atenção. Sobre a possibilidade de assistir a um espetáculo operístico, disponibilizado gratuitamente no teatro da Emac, Renata considera ser “importante vivenciar o espaço da Universidade Federal de Goiás com todas suas possibilidades artísticas, culturais e científicas por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

Segundo a professora Kellen Stalschus, responsável pela presença do agrupamento Jacaré do DEI, formado por alunos de 4 a 5 anos, apesar de muito novas, as crianças tiveram muita curiosidade, interessando-se especialmente pela entrada dos reis magos em cena, descendo as escadarias do teatro, cantando.

De acordo a professora Kalyna Silva de Faria, os alunos do ensino fundamental do CEPAE gostaram da ópera e conseguiram reconhecer a história dos três reis magos. “Eles ficaram impressionados com as vozes e a forma de cantar. Alguns comentaram que não sabiam que alguém poderia cantar daquela maneira. Penso que foi uma atividade muito rica e que poderia se repetir em outros momentos”.

Assistir a uma ópera em português foi novidade para a turma de 6 e 7 anos e também para a professora, Neisi Maria da Guia Silva. “O fato de ser em português foi uma experiência com mais significado tanto para as crianças quanto para mim, pois foi a primeira vez que assisti uma ópera em português”.

espetáculo emac cepae

O Festival de Ópera de Goiânia (Fogo) continua com as apresentações até 3 de julho. No total serão apresentadas quatro títulos, duas óperas encenadas, Cavalleria Rusticana e Amahl e os visitantes da noite, e duas em forma de concerto, Il Pagliacci e O Barbeiro de Sevilha. Confira a programação completa no site www.emac.ufg.brO evento é uma realização da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, uma universidade pública brasileira, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia.

Categorias: Arte e Cultura