SBTA

Construção civil ao encontro da sustentabilidade

Em 13/06/19 13:58. Atualizada em 13/06/19 14:52.

Segundo dia do SBTA discute a importância do uso de materiais mais sustentáveis

Lucas Humberto

O segundo dia do XIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas, nesta quarta-feira, 12 de junho, foi marcado por apresentações de trabalhos e pela palestra da professora Maria Isabel Moraes Torres, docente do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em Portugal. A palestra teve como tema “Argamassas Contemporâneas e Inovadoras: que sustentabilidade?”, fazendo uma conexão com o tema geral do próprio evento: “Desempenho, sustentabilidade e inovação”.

SBTA

Em sua exposição, a professora Maria Isabel Torres, propôs uma discussão sobre o papel da sustentabilidade frente aos materiais de construção. Para a docente, é necessário pensar nas gerações futuras e refletir sobre o uso inadequado dos recursos naturais, além de pensar em inovações no campo dos materiais de construção. “Estamos cada vez mais exigentes, nossos filhos vão estar cada vez mais exigentes, nossos netos também”, explica.

Maria Isabel apontou que a construção civil é um dos setores mais importantes da economia de cada país, e também um dos campos que mais utiliza recursos naturais e energia. Dessa forma, surge a necessidade de preservar esses recursos cada vez mais escassos na natureza, e também lidar com a exigência crescente vinda de consumidores mais conscientes.

SBTA

Partindo para um viés mais prático, a professora explicou a importância de se trabalhar sobre a perspectiva de um edifício sustentável, para pensar além da redução do gasto energético, mas também refletir sobre a utilização de materiais e produtos de construção mais sustentáveis. Segundo Maria Isabel, as argamassas são um dos itens mais utilizados em construções novas e em reformas, logo é necessário desenvolver meios que vão possibilitar que essa argamassa tenha uma vida útil mais longa, sendo assim, mais sustentável.

Estandes

O Simpósio, que acontece de dois em dois anos, também foi marcado pela presença de stands de diversas marcas do ramo da construção civil. A empresa Vedacit, reconhece a importância do evento, e o vê como uma oportunidade para levar conhecimento aos participantes do Simpósio, sobre os impermeabilizantes e suas diversas funções na construção civil, além de divulgar sobre os aditivos que atuam no melhoramento do desempenho das argamassas

Para Vitor Veiga Jardim, representante da empresa Weber, todo evento que abre a possibilidade de falar sobre o qualidade dos produtos e o sistema da construção civil é de suma importância. “O importante, de ter esse espaço, é passar o conhecimento sobre os produtos para o pessoal da faculdade, principalmente da área das engenharias”, completa Vitor.

O participante Sebastião Batista, que trabalha em um laboratório voltado para a construção civil e compareceu pela segunda vez ao Simpósio, reconhece a importância do mesmo: “O evento é bem bacana, a estrutura, a organização, o nível das palestras”. Ele também ressalta a importância do contato, possibilitado através do evento, com outros fornecedores e clientes em potencial.

O XIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas segue com programação até dia 13 de junho, quinta-feira, e finaliza com um jantar no Bistrô Sofia. Para mais informações, clique aqui!

Categorias: Tecnologia