PRPI Plínio

Robótica Mole: inovação, tecnologias e possibilidades

Em 17/06/19 17:36. Atualizada em 17/06/19 17:39.

Projeto trata a evolução da robótica com mecanismos maleáveis e adaptáveis

Sabrinna Coutinho

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) promoveu, nessa segunda-feira (17/6), o 15° encontro do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação de 2019. A palestra ocorreu no Anfiteatro 1, do Instituto de Física, no Câmpus Samambaia, e teve como objetivo expor a Robótica Mole. A apresentação contou com imagens e explicações trazidas pelo pesquisador e engenheiro mecânico Plínio Zanini, da Universidade de Bristol (Reino Unido).

Fotos: Ana Luiza Tanno

O Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação surgiu a partir da unificação do antigo Programa de Formação em Pesquisa e do Programa de Formação e Inovação, que ocorreu em 2017. O propósito é abordar e divulgar assuntos relacionados a pesquisas para a comunidade, tanto da UFG, quanto externa. A PRPI faz a escolha dos temas e pesquisadores levando em conta atualidades e as demandas que os estudantes trazem.

Foi discutido, nesse encontro, a Robótica Mole. Segundo Plínio, seu desenvolvimento é inspirado nos seres vivos, os quais conseguem ter contato com diferentes objetos e situações de acordo com a força e delicadeza que eles exigem, sendo, assim, adaptáveis. “Nós teríamos dificuldade em aplicar robótica convencional em algumas situações, como em momentos que se torna necessário um robô maleável e delicado em seus métodos. Podemos citar como exemplo, um resgate de sobreviventes de algum desastre natural que necessite de robôs flexíveis e seguros para interação com o ambiente, ou robôs que precisam ser delicados ao pegarem objetos frágeis. É aí que se aplica a Robótica Mole”, explicou Plínio.

PRPI Plínio

A ideia não é substituir a robótica convencional e, sim, desenvolver outros mecanismos para aplicações diferentes. O projeto conta com o apoio financeiro da Indústria Fontec. Estão programados mais três encontros com diferentes temáticas para esse semestre, que serão realizados nos dias 27 de junho e, 03 e 04 de julho.

Categorias: Tecnologia