Ocupações

Estudantes do curso de Museologia apresentam exposição “OcupAções”

Em 16/07/19 16:14.

A exposição curricular marca o primeiro módulo de celebrações dos 50 anos do Museu Antropológico

Ênya Morais

OcupAções foto 1
Visitantes durante a abertura da exposição OcupAções no Museu Antropológico

”Os encontros, os momentos de produção e a última semana que é momento da montagem foram desafiadores", afirma Letícia Castro Saraiva, umas das integrantes do coletivo de discentes do 5º período do curso de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. A experiência da estudante demonstra que a exposição “OcupAções” demandou trabalho, esforço conjunto e superação. Na última sexta-feira,12, foi realizada a abertura da exposição curricular, resultado do trabalho do coletivo de estudantes que ela integra. Durante a abertura, mais de 70 pessoas participaram do primeiro módulo das atividades que celebram os 50 anos do Museu Antropológico.

Segundo o coletivo, a exposição supõe a ideia de “território” enquanto fundamento do trabalho humano a partir de suas experiências históricas, culturais, políticas, econômicas, físico-geográficas. Para isso, os discentes construíram vários núcleos interativos em que o visitante possa se apropriar e ocupar os espaços da exposição. "A turma conseguiu se unir para montar a exposição e entregar a tempo. E o resultado foi satisfatório”, conclui ainda a discente Letícia.

A professora Luciana Christina Cruz e Souza, responsável pela disciplina “Comunicação Patrimonial IV – projeto e montagem de exposição” agradeceu à Direção do MA e a todas as pessoas que colaboraram para a realização do trabalho. Segundo ela, foi um esforço conjunto desde a limpeza à plotagem da sala. “O Museu possibilitou este trabalho que vai ficar na memória dos estudantes tanto como portfólio quanto memória acadêmica e afetiva. Cada detalhe demanda muito trabalho”, disse.

O professor Manuel Ferreira Lima Filho, Diretor do Museu Antropológico, afirma que o MA é um espaço de fruição de cultura, sociabilidade, de professores, discentes e visitantes. “O Museu é um lugar de criatividade, experimentações, reflexões políticas e está sempre de portas abertas”, pontua. A exposição segue até 2020 e acompanha os horários de visitação do Museu: terças a sextas-feiras, das 9h às 17h.

OcupAções foto 3

Discente do 5º período do curso de Museologia da FCS da UFG, Letícia Saraiva, durante a abertura de "OcupAções" (Fotos: Lucas Yabagata)

OcupAções foto 10

Professora Luciana Christina Cruz e Souza, do curso de Museologia da FCS, responsável pela disciplina, agradece a todos pelo empenho ao promover a abertura da exposição.

OcupAções foto 4

O vice-diretor do MA, Diego Mendes, o diretor do órgão, Manuel Lima Filho acompanhados dos coordenadores do Museu Adelino Carvalho e Leandro Guimarães.

OcupAções foto 8  OcupAções foto 7  OcupAções foto 6

OcupAções foto 5  OcupAções foto 11              OcupAções foto 9