Science José Alexandre

Science destaca crise orçamentária da ciência brasileira

Em 21/08/19 10:54. Atualizada em 21/08/19 11:04.

Professor da UFG, José Alexandre, um dos entrevistados, avaliou atual cenário da pesquisa nacional

Publicada segunda-feira (20/8), a matéria discorre sobre a crise orçamentária no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, (CNPq), principal agência de financiamento científico do Brasil. De acordo com o levantado pela publicação, o CNPq pode ficar sem dinheiro para financiar bolsas e deixar 80 mil pesquisadores e estudantes sem remuneração.

A suspensão do apoio financeiro aos beneficiários de bolsas foi anunciada pela agência brasileira no dia 15 de agosto pelo Twitter, como consequência do corte do orçamento de 21%, realizado pelo governo federal. No entanto, de acordo com a matéria publicada na revista científica, o CNPq não esclareceu quantas pessoas serão afetadas no próximo mê, nem quanto tempo duraria a suspensão.

O professor do programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da UFG, José Alexandre Diniz-Filho, chamou a atenção para o cenário inédito de desmonte da área da ciência brasileira. Conforme avaliou, “nunca houve uma crise como essa” no País. O professor ainda chamou a atenção para o significado dos cortes para os pesquisadores e estudantes, que podem ficar sem qualquer meio de sustento. “Temos problemas de saúde mental cada vez mais frequentes”, observou. Leia a íntegra da matéria da revista Science.

Categorias: Institucional