Campus Party

Estudantes da UFG participam da Campus Party

Em 30/08/19 16:21. Atualizada em 30/08/19 16:42.

Diversos projetos desenvolvidos na universidade serão apresentados durante o evento em Goiânia

Kharen Stecca

A Campus Party começa no dia 4 de setembro em Goiânia e a Universidade Federal de Goiás vai marcar presença na programação com estudantes, professores e técnicos participando dos desafios, mas também na programação do evento.  A professora substituta e estudante da Pós-graduação do Instituto de Informática da UFG (INF/UFG), Luma Oliveira, vai realizar o workshop Criando soluções móveis em minutos. Segundo ela, o workshop consiste em apresentar, demonstrar e incentivar os participantes a utilizarem uma ferramenta para criação e desenvolvimento rápido de soluções móveis, que também pode ser utilizado para soluções embarcadas, desktop, web, entre outros. Serão apresentadas as facilidades e o poder de desenvolvimento da plataforma RadStudio”, conta ela.  O evento será no dia 5 de setembro das 11 às 13:30 no palco: Startups/Workshops.

Outro aluno da Pós-graduação do Inf que estará no evento é Mateus Machado Luna. Orientado pelo professor Fabrizzio Soares está participando com o projeto Entrada de Texto para Pessoas Cegas com Smartwatches, propondo a entrada de texto via Braille por meio de dispositivos portáteis. Ele foi selecionado para concorrer ao Prêmio do Campus Future e estará em exposição. Para o professor há chances de ter boa colocação no evento. Ele também fará no dia 6 de setembro às 11 horas, na área da Comunidade FGSL, a palestra Documentando Projetos de Software Livre.  A palestra vai discutir ferramentas disponíveis para Documentação e contar o estudo de caso do projeto Tainacan, do qual ele faz parte, que adotou a framework Docsify para criar a Wiki do projeto. Confira aqui informações.

Eduardo Souza, orientando do professor Celso Camilo na Pós-graduação do INF, deve apresentar na Campus Open nos dias 7 e 8 de setembro o projeto Bot Prefeitura 24h: Melhorando o acesso aos serviços da prefeitura de Goiânia. O servidor técnico-administrativo analista em TI da UFG, Murilo Ferraz oferecerá uma oficina de edição de áudio com software livre, utilizando o software Audacity. O título será Audacity: Aprenda a editar seus áudios (e fazer seu podcast). A oficina será no espaço Workshop Games, no dia 5 de setembro, das 15:15 às 17:00. Durante a oficina serão selecionados alguns voluntários para que seja gravada uma pequena entrevista, gravação feita por aparelho celular. Este áudio será usado como base para mostrar as técnicas básicas de edição de áudio do software Audacity, como redução de ruído, compressão, seleção, corte, recortar, colar, uso de filtros entre outros.Também será demonstrado o uso de multipistas, adicionando trilha sonora e sons de efeito de bases de áudio abertas. Ao final, serão apresentadas formas de publicação do áudio como podcast.

Veja aqui mais informações sobre a Campus Party.

Categorias: Tecnologia