Prática como Componente Curricular contribui para a formação de professores

Em 17/09/19 14:02. Atualizada em 17/09/19 15:49.

Em uma dessas atividades, estudantes encenaram uma peça de teatro em espanhol em abrigo de Goiânia

Luiz Felipe Fernandes

Letras
Estudantes encenam a peça El Bosque Encantado (Fotos: Arquivo Pessoal)

A prática pedagógica é essencial para a formação de professores, por proporcionar o desenvolvimento de ações concretas e o contato dos estudantes com diferentes realidades. Nos cursos de licenciatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG), os discentes precisam realizar 400 horas de Prática como Componente Curricular (PCC). Atualmente, a unidade acadêmica possui cerca de 30 projetos anuais em suas rotinas de ensino.

Uma dessas atividades foi desenvolvida neste semestre pela professora Patrícia Roberta Machado e uma turma de nove estudantes da FL, em um abrigo judicial com crianças de 0 a 12 anos de idade, no Setor Goiânia 2. A PCC ganhou o nome de “Colorín, colorado y el cuento ha empezado”, que faz alusão à forma como se finaliza um conto de fadas em língua espanhola. “Com esta ação, nada estaria terminando, e sim começando, pois queríamos levar alegria e esperança para crianças tão pequenas, com históricos de vida já tão dolorosos”, explica Patrícia.

A primeira ação do grupo foi arrecadar doações de roupas e sapatos. Um valor em dinheiro também foi levantado para a compra do figurino para uma peça teatral e para o lanche no dia da apresentação, marcada para 7 de setembro. A peça El Bosque Encantado foi escrita pelos estudantes, toda em espanhol. “Um dos nossos objetivos era que as crianças pudessem ter contato com um idioma estrangeiro – neste caso o espanhol – e, por meio da linguagem teatral, poderíamos ensinar um pouco da língua espanhola para elas”, relata a professora.

O resultado foi uma tarde não só de aprendizado, mas também de envolvimento emocional, como foi evidenciado no relato do estudante Luciano Gomes Correa: “Que trabalho bonito, um momento único e uma grande reflexão em nossas vidas. Uma grande aprendizagem... Quantos desafios com  o social e a educação! Esta PCC foi uma experiência que nos colocou frente à realidade que estudamos em sala de aula. Somos muitos e juntos podemos sempre mais. Uma criança hoje estendeu os bracinhos para que eu a pegasse, e quando eu a peguei, passou as duas mãozinhas no meu rosto! Entendi que foi uma forma de agradecer a presença de todos nós ali. Grato por ter participado deste trabalho. Parabéns a todos, parabéns à professora Patrícia pelo seu empenho para que tudo ocorresse bem. Até a próxima PCC!”.

A professora responsável pela PCC considera que a atividade foi extremamente positiva. Ela conta que ação motivou outros estudantes, professores e técnicos administrativos da FL a participar de ações sociais como esta. “Tocamos o coração das pessoas, fazendo com que percebessem a importância da presença da UFG na sociedade e no auxílio de comunidades carentes que precisam de nós e a quem podemos – e devemos – dar nossa contribuição”.

Letras
Ação no abrigo judicial proporcionou momentos de interação com as crianças e de aprendizado para os estudantes da UFG

Categorias: Humanidades