Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
 UFG_8169.jpg

Música no Câmpus completa dez anos com Paulinho da Viola

Em 19/09/19 09:57. Atualizada em 20/09/19 09:40.

Público goianiense prestigiou na UFG a estréia de “Na madrugada”, um show de sucessos e homenagens ao samba

Silvânia Lima

 

 UFG_8169.jpg
Paulinho da Viola se apresentou no Centro de Eventos da UFG (Fotos: Ana Fortunato)

Com um público de cerca de três mil pessoas, Paulinho da Viola estreou, no Centro de Eventos do Câmpus Samambaia da UFG, o show "Na madrugada". Com sua elegância e simplicidade peculiares, durante duas horas, revezando entre o cavaquinho e o violão, o artista reviveu sucessos do samba e MPB, como Para um amor do Recife, Timoneiro, Pecado capital, Sinal fechado, Vela no breu, entre outras canções que marcaram sua carreira e também o grupo de choro Época de Ouro, que completa 100 anos. 

Cantor, compositor e violonista, Paulinho da Viola é um dos mais importantes representantes do samba e da Musica Popular Brasileira. A voz doce e firme, mas inconfundível, o estilo sereno e a opção pela poesia, lhe rendem apelidos, como "filósofo do samba" e "príncipe do samba". O público diversificado se deleitou, dançando, cantando ou simplesmente ouvindo uma das maiores expressões da música brasileira. 

A noite também foi de homenagens. Ao trazer sucessos do Época de Ouro, a intenção de Paulinho da Viola foi prestar uma homenagem ao seu pai, Benedicto César, integrante do grupo, em que ele por sua vez começou a tocar. Orgulhoso comedido, trouxe ao palco sua filha Beatriz Rabelo, jovem, bela e talentosa cantora, para juntos executarem Bloco do amor. Mais tarde, lembrou do parceiro Elton Medeiros, já falecido, que também foi parceiro do Carlota, dedicando-lhe Onde a dor não tem razão.

A última música executada por Paulinho junto com sua banda foi Dança da solidão. Já se despedindo, em pé, ladeado por seus músicos, Paulinho da Viola brindou os presentes com Boiadeiro, apenas em voz, sob as palmas ritmadas da platéia. Para muitos, a sinergia ali ocorrida marcou na lembrança o show histórico do Música no Câmpus – o último da temporada 2019.   

Música no Câmpus
A presença de Paulinho da Viola no palco do Centro de Eventos da UFG marcou os dez anos do Música no Câmpus, projeto cultural da Universidade que visa levar ao público música de qualidade a preços acessíveis. Neste show, por exemplo, a entrada custou R$40,00, a inteira, e R$20,00, a meia. 

Nesse período, foram realizados 40 shows com artistas de renome, de vários estilos, da música brasileira. Desde a primeira edição, o projeto se mantém por meio de diversas parcerias. Nos últimos três anos, o apoio tem sido da Unimed.  Considerado um projeto vitorioso, apreciado pela comunidade, o Música no Câmpus deve continuar. Permeia a temporada de 2020, em fase de acertos, as comemorações dos 60 anos da UFG.

Paulinho da Viola não falou à imprensa. Ouça entrevistas feitas pela Rádio Universitária com autoridades sobre o projeto e o show.

UFG_8263.jpg

UFG_8562.jpg

UFG_8551.jpg

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Arte e Cultura