Conpeex

UFG mostra a força da ciência na 16º edição do Conpeex

Em 15/10/19 15:02. Atualizada em 15/10/19 16:16.

Evento irá reunir mais de 5 mil pessoas para aproximar o conhecimento da sociedade

Caroline Pires

Maior evento promovido anualmente pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) traz esse ano a novidade de uma semana inteira com extensa programação com o objetivo de divulgar e debater o conhecimento produzido na instituição para toda a comunidade. Entre os dias 16 e 23 de outubro, a UFG será tomada por atividades que vão da divulgação científica às atividades culturais, passando pela apresentação de trabalhos e ações de incentivo e capacitação à inovação. Todas as atividades são gratuitas.

Confira a programação completa.

O tema do Conpeex 2019 é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, destacando a potencialidade brasileira em ser cada vez mais um gerador de recursos e desenvolvimento tecnológico. A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Lucilene Sousa, lembra que os três primeiros dias de atividades serão dedicados a proporcionar a aproximação do público com a temática do evento, concentradas no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia.

“Vale enfatizar que haverá a participação de estudantes e servidores de outras instituições de ensino, permitindo o fortalecimento das relações entre elas e promovendo a troca de experiências, para integrar as produções científicas e incentivar a participação da comunidade”, ressalta a pró-reitora. Em 2019, as atividades do Conpeex não serão realizadas de forma simultânea, para garantir que os participantes possam usufruir o máximo possível de toda a programação.

Durante o Conpeex serão apresentados 1.650 trabalhos científicos distribuídos nas modalidades: Simpósios Temáticos, Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e Seminário de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. O público esperado é de 5 mil pessoas. Além disso, serão realizadas rodas de conversas nas tendas, com ações de promoção da saúde, ações afirmativas e atividades de divulgação científica e popularização da ciência para a educação básica. Nesses dias, a TV UFG e a Rádio Universitária realizarão seus programas nesse espaço, conectados à programação do Conpeex.

Rotas de Ciência e Cultura

Entre as atividades a serem realizadas estão as Rotas de Ciência e Cultura. Segundo a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Flávia Cruvinel, o objetivo é convidar os participantes a compartilhar experiências por meio de atividades culturais e científicas nos Câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva. As Rotas de Ciência incluem visita a laboratórios, museus e ao Pátio da Ciência. Nas Rotas de Cultura estão exposições, recitais, visitas guiadas, rodas de conversa, oficinas e exibição de filmes.

Acesse a programação das Rotas de Ciência e Cultura.

Curta o Câmpus

O Conpeex 2019 também irá receber uma edição especial do Curta o Câmpus, no sábado (19/10), a partir das 9h, no Câmpus Samambaia. O projeto tem feito com que os espaços da UFG sejam ocupados aos fins de semana por toda a comunidade. Durante o evento, os participantes podem usufruir de uma série de atividades de forma gratuita, como passeio ciclístico, espaço para piquenique, atividades de popularização da ciência, apresentação cênica e práticas integrativas e complementares.

2ª Mostra de Inovação e Seminário de Iniciação à Pesquisa

Para apresentar exemplos de atividades de pesquisa realizadas na Universidade, com foco na inovação tecnológica e no empreendedorismo inovador, será realizada, nos dias 21 e 22 de outubro, a 2ª Mostra UFG de Inovação. Na ocasião, pesquisadores e estudantes da Universidade irão demonstrar seus projetos aos visitantes em geral e a indústrias, empresas e órgãos governamentais. Também no dia 21/10 terá início o Seminário de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação.

De maneira interativa e didática, o objetivo é mostrar o que a UFG tem a oferecer para a sociedade. “A Universidade conta com uma série de laboratórios e pessoal qualificado para impactar o país por meio da inovação tecnológica em suas mais diversas frentes”, explica a pró-reitora adjunta de de Pesquisa e Inovação, Helena Carasek.

Categorias: Destaque