Faculdade de Letras comemora 57 anos

Em 08/11/19 17:08. Atualizada em 08/11/19 17:32.

Durante o evento também ocorreram homenagens e inaugurações

Beatriz de Oliveira

As professoras e professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL-UFG) celebraram o aniversário de 57 anos da unidade em cerimônia realizada no auditório da FL no dia 08 de novembro. O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, a vice-diretora da FL, Claudney Maria de Oliveira e Silva e a professora da FL, Margarida Álvares, integraram a mesa diretiva do evento. A programação inclui apresentações culturais e exposição de fotos.

Na abertura da cerimônia foi realizada uma apresentação musical por Hudson Leandro Chaves Aires da Fonseca, acompanhado por Adriana Lemes Dias Vieira, no teclado. Hudson interpretou canções em alemão, francês, inglês, italiano e espanhol, entre elas La vie en rose, de Edith Piaf, e I dreamed a dream, do musical Les Miserables.

aniversarioletras
Músicas interpretadas em diversos idiomas emocionaram os presentes na comemoração (Fotos: Carlos Siqueira)

Margarida Álvares, presidente da comissão de organização do evento, agradeceu a confiança que o diretor da unidade, Jamesson Buarque, depositou nela e na sua equipe, e todos os colegas, servidores e alunos que contribuíram com a organização da celebração. A professora Claudney de Oliveira e Silva, vice-diretora da unidade, cumprimentou todos os presente, em especial os docentes aposentados da FL, pelo legado que deixaram na história da faculdade. Ela agradeceu a vontade, a disposição e o tempo dedicado pela comissão para organizar a comemoração.

A vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, cumprimentou toda a comunidade da FL pelo trabalho que foi desenvolvido nesses 57 anos. “Eu quero aqui prestar a minha homenagem, ressaltar e reverenciar o papel que cada um ocupou na construção desta Universidade, na construção da faculdade de letras. Cada um colocou, à sua maneira e ao seu tempo, um tijolinho nessa história extremamente importante para fortalecer e consolidar uma Universidade que é pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, inclusiva, e que faz a diferença na vida de muitas pessoas”, expressou.

aniversarioletras
Os integrantes da mesa diretiva cumprimentaram a comunidade da FL pela história construída nestes 57 anos

Edward Madureira elogiou o cuidado e a criatividade que a FL tem com cada detalhe dos eventos que organiza. Ele afirmou que essas celebrações, além de nos encorajar e fortalecer, mostra para a sociedade a força desta instituição. “Vivemos hoje um momento em que temos que conviver com o obscurantismo e a negação da ciência, mas as universidades brasileiras estão se posicionando de maneira firme frente a todas as ameaças e ataques à sua autonomia. Eu nunca vi esta universidade tão engajada, tão presente e disposta a encontrar soluções para as questões do dia-a-dia da sociedade. O nosso papel é resistir e conquistar corações e mentes para esta causa. Temos nossa história e a nossa produção para celebrar”, finalizou.

Durante a solenidade foram homenageados as seguintes professoras e professores: Agostinho Potenciano de Souza; Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo; Heloísa Augusta Brito de Mello; Maria Zaira Turchi; Zênia de Faria e Eliane Marquez da Fonseca Fernandes. Posteriormente ocorreu a inauguração da biblioteca do acervo de Gilberto Mendonça Teles e dos espaços Leodegária de Jesus, José Godoy Garcia e vídeo libras. Foi apresentado também o painel de memórias “Você faz parte da nossa história”.

Estavam presentes no evento o Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Israel Elias Trindade, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Lucilene Maria de Sousa, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Maisa da Silva, o Diretor de Assuntos Internacionais, Francisco José Quaresma, e o diretor do CEGRAF,  Anselmo Pessoa Neto.

aniversarioletras
Painel "Você faz parte desta história" faz parte da celebração do aniversário de 57 anos da FL.

Fonte: Secom / UFG

Categorias: Humanidades