Curso de Zootecnia da UFG completa 10 anos

Em 19/11/19 13:04. Atualizada em 19/11/19 14:12.

Durante o evento, professores e estudantes foram homenageados por sua contribuição ao curso

Letícia Santos

O curso de Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG), comemorou na última quinta-feira (14/11), dez anos de existência. Criado em 2009, como resultado do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI), nesses dez anos, o curso conta com 125 zootecnistas graduados, 68 mestres e 36 doutores em Zootecnia.

evz
Professoras do curso de Zootecnia celebram 10 anos de existência do curso (Fotos: Natália Cruz)

Para a comemoração, diferentes personalidades que fizeram e fazem parte do curso, estiveram presentes no evento. Em sua fala, o zootecnista e presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Marinaldo Divino Ribeiro, relembrou a primeira turma do curso de zootecnia do país. Segundo Marinaldo, em 13 de maio de 2020, será celebrado os 50 anos da colação de grau da primeira turma de Zootecnia do país. Ele também pontuou a importância do curso na UFG. “São 10 anos de Zootecnia na UFG. Curso que contribui cada vez mais no desenvolvimento do país e do estado de Goiás”, afirmou.

Como presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Marinaldo discorreu sobre a importância e o panorama da profissão no Brasil. “A Zootecnia cresceu e se tornou essencial, por gerar conhecimento, inovação e tecnologia. São diversos cursos de Zootecnia espalhados pelo país, que contam com 19 mil alunos matriculados e um número superior a 35 mil profissionais atuantes”. Em sua fala, Marinaldo também pontuou que a profissão faz parte das 79 profissões regulamentadas no Brasil.

Para a Vice-Diretora da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ), Ozana de Fátima, o curso de Zootecnia da UFG é importante para o âmbito da universidade, da região centro-oeste. Segundo a professora, 25 professores ministram diferentes aulas no curso. “Atualmente o curso conta com 13 professoras e 12 professores e 218 graduandos”, afirmou. A Vice-Diretora também comentou sobre o desenvolvimento um de novo projeto pedagógico para curso, que será ajustado ao novo perfil dos estudantes e do mercado de trabalho.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFG, Lucilene Maria de Sousa, também esteve presente no evento e parabenizou o curso de Zootecnia por sua comemoração de 10 anos de atividade. “Dez anos é uma história de conquistas e desafios para o curso e para a instituição. A área da Zootecnia tem um registro extenso de ações, que cumpre com o compromisso social de integrar a universidade com a comunidade, compartilhando seus saberes e seus conhecimentos científicos”, finalizou.

evz
Coordenador do curso de Zootecnia, Arthur dos Santos, discorre sobre a importância do curso na universidade

Durante o evento, o professor e coordenador do curso de Zootecnia, Arthur dos Santos Mascioli, foi homenageado por sua contribuição ao curso e a universidade. Na ocasião, Marinaldo Divino Ribeiro, nomeou o professor Arthur, como o novo presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas. “Jamais pensei que teria o privilégio de representar a profissão que eu escolhi. Esse cargo é uma honra que vai ficar para o resto da minha vida”, afirmou o professor. No evento, o coordenador também foi homenageado ao receber a notícia que o Centro Acadêmico (CA) de Zootecnia, levaria o seu nome. "O CA tem feito um papel fundamental para o curso. É uma honra carregar o nome do Centro Acadêmico", finalizou.

evz
Centro Acadêmico de Zootecnia presta homenagem ao coordenador do curso, Arthur dos Santos.

Na celebração, diferentes professores do curso de Zootecnia também foram homenageados. Entre eles o professor Marcos Barcellos Café, que participou da criação do curso de Zootecnia na UFG, a Vice-Diretora e professora Ozana de Fátima, e a professora e coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Ana Paula Iglesias.

Categorias: Institucional