Decoração Baile UFG

Professores e estudantes produzem decoração para Baile UFG

Em 21/11/19 11:01. Atualizada em 22/11/19 11:03.

Iniciativa une criatividade e economia para produzir experiência de comemoração no encerramento do ano

Gustavo Motta

Um dos momentos mais importantes para o encerramento do ano é o Baile UFG, que deve ocorrer no dia 14 de dezembro, no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, Câmpus Samambaia, em comemoração ao aniversário da universidade. Por isso, os trabalhos de decoração estão ocorrendo a todo vapor. Não à toa, quando o repórter chegou ao Bloco C da Escola de Música e Artes Cênicas (UFG), o professor Francisco Guilherme de Oliveira subia e descia escadas - carregando galhos de árvores que serão reaproveitados para decorar o espaço do evento, com o intuito de promover uma festa bonita e com custos reduzidos.

Francisco Guilherme de Oliveira subindo escada
Professor Francisco Guilherme de Oliveira foi “flagrado” carregando matéria-prima para a decoração (Foto: Carlos Siqueira)

O prédio abriga o Laboratório de Teatro de Formas Animadas (Lata/Emac), onde estudantes do curso de Direção de Arte estão criando arranjos para as mesas. Galhos, folhas secas, vagens e pedras se unem a barbantes, cola quente, taças e jarros de vidro, além de pequenas flores artificiais. “Esse material foi recolhido durante podas realizadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra/UFG), e resolvemos trazer uma temática do Cerrado ao evento”, conta Francisco Guilherme, que também é coordenador do Lata.

Cola quente e flores
Materiais como cola quente e flores artificiais se unem a galhos secos para formar ambientação do Baile UFG

“Temos uma preocupação muito grande com o tamanho dos arranjos, especialmente porque alguns deles vão ficar nas mesas - então queremos que as pessoas conversem se olhando enquanto estiverem sentadas”. Outra característica das criações é o espaço entre os galhos, para que os convidados possam correr com os olhos por todo o ambiente. “Tudo aqui foi feito com muito estudo, bem trabalhado para conferir a melhor experiência ao visitante. Estamos trazendo teatralidade ao Baile UFG”.

Entre os objetos, um deles é decorado com vagens com uma aparência dourada, obtida por meio da aplicação de um spray. Ao centro, o acessório leva uma taça preenchida com água e uma vela, “para dar uma sensação aconchegante e intimista”. Outra criação é formada por galhos com flores brancas e rosadas, os quais são amarrados por barbantes e ficam guardados em jarros de vidro. Depois, a equipe vai adicionar pedras brancas para ajudar na fixação do material.

Decoração com água e vela
Criação de estudantes foi pensada para promover sensação aconchegante e intimista
Flores e galhos Baile UFG
Galhos e flores artificiais unem simplicidade e beleza para a decoração do próximo Baile UFG

Economia

O professor conta que foi sugerido que a decoração do evento fosse realizada de modo compartilhado por membros da comunidade universitária. “Resolvemos nós mesmos produzir esse material, até para manter ele como acervo. Além disso, ele também pode ser reaproveitado em outras ocasiões”, declarou.

O Reitor Edward Madureira Brasil destacou que nesse ano foi pensado um trabalho conjunto entre o Centro Cultural UFG, além da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) e Emac. “Essa colaboração nos possibilitou reduzir custos e realizar uma comemoração envolvendo professores, técnicos-administrativos e estudantes na sua concepção e operacionalização”.

Francisco Guilherme adiciona: “Verificamos alguns custos com as edições anteriores, e optamos por formar uma comissão para esse evento”. Essa comissão é formada pela Vice-reitora, Sandramara Chaves, Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proec/UFG), Lucilene Maria de Sousa, e a Diretora de Cultura, Flavia Maria Cruvinel, com outros professores. O diretor da FAV/UFG, Braulio Vinicius, e o docente da mesma unidade, Matheus Lima da Silva, são responsáveis pelo planejamento do espaço. Participa também da comissão a técnica administrativa da Proec, Nathália Domingues.

Raemisciler Cruz, 18
Lhairton Costa, 18
Raemisciler Cruz (acima) e Lhairton Costa (abaixo), ambos estudantes de Direção de Arte na Emac

Evento

O Baile UFG chega à sua décima edição, e comemora os 60 anos da UFG. O Reitor Edward Madureira Brasil convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar a conclusão de mais um ano: “Contamos com o máximo empenho para que tenhamos uma participação marcante de toda a comunidade acadêmica e que juntos possamos brindar, comemorar, confraternizar e nos preparar para novos desafios”.

Os ingressos estão à venda, sendo que o valor individual é de R$ 100, sendo que cada pessoa pode adquirir até seis ingressos - número de convidados que preenchem uma mesa. Podem adquirir: servidores, profissionais terceirizados e estudantes.

Direção de Arte
Estudantes de Direção de Arte e professor Francisco Guilherme fazem parte da equipe de decoração

Categorias: Institucional