Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
8a Volta UFG - Geral - 2

VIII Volta da UFG dá início às festividades pelos 59 anos da UFG

Em 09/12/19 13:39. Atualizada em 17/12/19 08:45.

Primeira edição do evento foi realizada em 2010 ano que a Universidade Federal de Goiás completou 50 anos de fundação

Versanna Carvalho

8a Volta da UFG - 1
As categorias foram divididas por gênero, idade e vínculo com a UFG (Fotos: Carlos Siqueira/Secom UFG)

A VIII Volta da UFG movimentou o Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás no domingo (8/12). Seiscentos atletas acordaram cedo para participar do já tradicional evento esportivo da Instituição. Às 7h30 da manhã já havia gente circulando pelo local para retirar chip e o número de peito. A competição foi realizada na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Dança (Fefd).

Os atletas participaram nas modalidades corrida e caminhada. De acordo com os organizadores, as categorias são divididas por gênero, idade e vínculo com a UFG (estudante, servidor e comunidade). Todos os inscritos receberam chip, número de peito, medalhas e certificados de quatro horas participação. O primeiro colocado de cada categoria, em sua faixa etária, será premiado com troféu. 

8a Volta UFG - Jonatam 1
Comunidade: Jonatam de Souza soube da prova pelas redes sociais e conquistou o 1º lugar geral

O primeiro lugar geral foi do atleta Jonatam Torres de Souza, 23 anos, que fez o percurso em 16 minutos e 54 segundos (de acordo com o tempo oficial da prova). Ele soube da corrida pelas redes sociais e decidiu se inscrever. Em três anos de atuação como profissional, esta foi a primeira vez que ele participa da Volta da UFG. O atleta disse ter gostado muito da corrida, que estava bem sinalizada e bem organizada. “Foi bem desafiador. Logo na saída há uma subida seguido de um trecho um pouco plano, depois há uma descida e já chegamos de volta à pista de atletismo para finalizar a prova”, avalia. 

Salutar

A Volta da UFG foi realizada primeira vez em 2010 ano que a Universidade completou 50 anos de fundação. Depois disso, com poucas exceções, passou a fazer parte do calendário oficial da Instituição. Neste ano, a oitava edição abre as comemorações para o 59º aniversário da Universidade Federal de Goiás, no próximo sábado (14/12). Para além do caráter institucional, o que se vê na pista são inúmeros exemplos de como é importante e salutar incluir uma atividade esportiva na vida das pessoas.

A doutoranda em Ecologia, Emanuelle Brito, 28 anos, mudou-se da Paraíba para Goiás em 2019 e participou da Volta da UFG pela primeira vez. A jovem conta que gosta bastante de se envolver com esportes na UFG e costuma fazer atividades físicas como natação e atletismo na Fefd. Na avaliação de Emanuelle, os os alunos têm um grande acesso à área de educação física. “Eu acho isso muito importante, principalmente para quem está na pós-graduação porque ajuda a desestressar”. 

O funcionário público e empregado de uma indústria alimentícia, Fábio Roberto Dinápolis, 47 anos, que corre há 32 anos, é um veterano em corridas e na Volta da UFG. Quando havia a modalidade 10 km, ele chegou a conquistar o segundo lugar. Depois de um tempo longe do atletismo, Fábio está retornando aos poucos. Neste ano ele obteve a quarta colocação geral com o tempo de 18 minutos e 19 segundos. 

“O meu desempenho foi bom, levando em conta o tempo que tenho para treinar, pois tenho dois empregos e me exercito sempre que há oportunidade. De qualquer forma, sempre arrumo um tempinho para correr. É um vício saudável, graças a Deus”, comemora Fábio.  

A VIII Volta UFG é uma realização da Universidade por meio da Coordenação de Esportes e Lazer vinculada à Diretoria de Articulação Estudantil (DAE) da Prae em parceria com Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), FEFD e Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face). As instituições apoiadoras são Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e Laboratório de Negócios, Ideias, Talento e Tecnologia (Lanitt).

Confira o álbum de fotos do evento.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Institucional