livro sobre gamers

É possível construir laços duradouros jogando online?

Em 05/02/20 13:57.

Pesquisa realizada na UFG estuda amizades e laços afetivos construídos no ambiente de jogos digitais

A indústria dos games continua crescendo de maneira extraordinária: são mais de 2.4 bilhões de gamers em todo o mundo. Destes, grande parte é adepta de jogos online de diversos estilos. Estes jogadores online, estão se alienando da vida social? Não valorizam amizades na “vida real”? O livro publicado pelo jornalista José Abrão AMIGOS E GUILDAS: PERFORMANCE, MÍDIA E AGÊNCIA EM UM MMORPG explora estes e outros assuntos sobre a atividade social dos gamers online.

Fruto de uma dissertação de mestrado realizada na Pós-graduação em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás, o livro traz um resgate teórico dos games e da mídia digital em relação a conceitos da comunicação e principalmente das performances culturais. "Apresentamos os games como um canal viável de expressão individual e espaço de socialização e convivência", explica José Abrão. "Nesta pesquisa, acompanhamos um grupo de jogadores em suas atividades no MMORPG The Elder Scrolls Online e averiguamos que eles formaram laços sociais reais e duradouros dentro deste e de outros mundos digitais. Mais ainda, ao final de nossa pesquisa ficou claro que estes jogadores não permanecem ativamente engajados nestes jogos por causa do videogame, mas pelas pessoas com quem convivem e pela amizade que formam através de suas experiências compartilhadas in game", ressalta.

Sobre o autor

José Abrão mora e é natural de Goiânia, é graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG) e mestre em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG). Desde antes de se graduar, atua como jornalista na área de jogos eletrônicos e tecnologia e busca se aprofundar na área acadêmica e de pesquisa em mídias digitais, games e tecnologias relacionadas à comunicação, relacionamentos interpessoais, narrativas e identidades.

Sobre o livro

Amigos e Guildas: Performance, Mídia e Agência em um MMORPG

Editora CRV

1ª edição