Fuscoteca

Faculdade de Letras recebe biblioteca móvel

Em 11/03/20 16:50.

Bibliofuscoteca visa facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura

Júlia Fontes

Na última segunda-feira, 09 de março, a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás recebeu a Bibliofuscoteca. O projeto surgiu há um ano com o intuito de incentivar a leitura e democratizar o acesso aos livros. O fusca de 1970 foi transformado em uma biblioteca móvel e leva livros para vários locais e cidades para serem doados, trocados ou vendidos pelo valor que o comprador puder pagar que retorna para custear o projeto.

Fuscoteca
Projeto é ideia de egressa da pós-graduação em Letras da UFG (Foto: Carlos Siqueira)

A Companhia de Arte e Poesia, responsável pela Bibliofuscoteca, também realiza nos locais de visita, leituras dramáticas, vocalização de poesias e o espetáculo Rato de Biblioteca que também visa o estímulo à cultura. Além do Câmpus Samambaia, a Bibliofuscoteca já passou pelas cidades de Pirenópolis, Goiás e Piracanjuba apenas neste primeiro ano de projeto.

De acordo com a idealizadora, Thaíse Monteiro, doutora em Letras pela UFG, o maior objetivo do projeto é levar a leitura para todos os cantos do Brasil. “O nosso sonho é conseguir viajar por todo o país, especialmente pelo interior, os mais distantes, os mais pobres, aqueles que têm menos oportunidades e levar livros para esses lugares”, levanta Monteiro.

Fuscoteca
O projeto também realiza nos locais de visita, leituras dramáticas e vocalização de poesias

O projeto tem o apoio de amigos e parcerias, como a realizada com a Faculdade de Letras da UFG, que doa livros. A Bibliofuscoteca estará no próximo fim de semana, 13 e 14 de março, na Oficina Cultural Geppetto, no St. Pedro Ludovico, doando, recebendo e vendendo livros.

Para mais informações e contato o projeto possui um Instagram @bibliofuscoteca.

Fuscoteca
Ideia é levar o projeto por todo o país

Categorias: Arte e Cultura FL