Daniel Lemos

Tecnologias contribuem para reinvenção do músico na pandemia

Em 26/06/20 11:58. Atualizada em 26/06/20 12:06.

Palestra do pianista e professor da UFMA, Daniel Lemos, fez parte do projeto #CulturaNaUFG

Augusto Araújo

A 11ª semana de lives #CulturaNaUFG encerrou, ontem (25), com a palestra virtual "Atuação do pianista em tempos de isolamento", ministrada por Daniel Lemos, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As lives, realizadas pelo Centro Cultural UFG em sua página no YouTube ou na página oficial da UFG ocorrem toda semana desde o final de Março, entre as terças e quintas-feiras.

Daniel Lemos
Daniel Lemos apresentou duas peças musicais durante live

Durante o encontro, professor Daniel Lemos destacou o atual desafio dos músicos e a necessidade de se reinventarem em um contexto de isolamento social. Para isso acontecer, o uso das tecnologias de gravação e divulgação estão se mostrando fundamentais. Um exemplo, ilustrado pelo professor, foi o trabalho de gravar vídeos encomendados para homenagens, como no Dia das Mães ou em um aniversário.

Além disso, o professor pontuou que, em certa medida, “o músico virou profissional de saúde”, já que as lives produzidas por diversos artistas têm ajudado com a saúde mental das pessoas. “A vivência com a tecnologia vai fazer a diferença, as pessoas vão se habituar tanto a produzir, quanto a consumir a música virtualmente. As lives com certeza vieram para ficar”, analisou Daniel.

Durante a live, o pianista ainda performou duas músicas, sendo elas: “Romance Sem Palavras” de Elpídio Pereira (interpretada e gravada pelo próprio Daniel neste vídeo) e “Cosmopolita”, de Alfredo Verdi de Carvalho. A live do professor pode ser acessada através deste link.

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Arte e Cultura