mancha de cobertura

Qualidade de imagem da TV UFG é segunda melhor de Goiânia

Em 29/06/20 15:09. Atualizada em 02/07/20 15:16.

Sinal da TV UFG pode ser alcançado a mais de 50 quilômetros da antena no Morro do Mendanha

Kharen Stecca

A TV UFG tem a segunda melhor qualidade de imagem de televisão digital em Goiânia e chega a atingir mais de 50 quilômetros de raio a partir da antena no Morro do Mendanha. Essas são algumas das constatações sobre o sinal da TV UFG em um relatório produzido pelo professor Uvermar Sidney Nince (Engenharia Elétrica), autor do projeto e responsável pela implementação do sistema digital da TV UFG.

mancha de cobertura

O professor explica que conforme solicitação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é preciso que o sinal da TV UFG atinja uma cobertura de no mínimo 95% da área urbana de Goiânia e Aparecida. No gráfico acima, verifica-se que toda a cobertura exigida está contida no raio de 20 Km. As cores do gráfico indicam a intensidade do sinal recebido sendo o vermelho o sinal mais forte e o azul claro o sinal mais fraco. Observa-se também pontos de recepção para além dos 50 Km, como as cidade de Anápolis e Bela Vista com a utilização de antena externa.

24 pontos medidos tv ufg
24 pontos medidos em um raio de 20 quilômetros da antena

No final do ano passado, foram definidos 24 pontos num perímetro de raio de 20 Km, espaçados de 15 graus em 15 graus, representados no gráfico acima pelos pontos em azul claro. Em cada ponto foram medidos vários parâmetros de aferição da qualidade e desempenho do sistema de TV Digital. A qualidade da imagem foi aferida pelo parâmetro taxa de bits na configuração “Full HD” ou alta definição.

qualidade da imagem

Durante a medição o professor também observou o sinal de outras tvs goianas para efeito de comparação. Apesar da potência do transmissor ser menor do que outras televisões (a TV UFG tem a 5ª maior potência em Goiânia) a qualidade de imagem chega a 12 mega bits e é a segunda melhor imagem em 21 pontos medidos. Em apenas um ponto dos 24 medidos o sinal da TV UFG não ficou entre os 3 primeiros na qualidade da imagem.
Antena - A antena da TV UFG localizada no Morro do Mendanha foi fabricada, sob encomenda, na Austrália. A escolha de uma antena de 24 painéis, diferente de outros veículos, segundo o professor, permite que com o maior número de painéis, seja possível utilizar uma menor potência no transmissor. Na prática isso significa poder utilizar um transmissor de menor consumo de energia. Com esta antena de 24 painéis foi possível uma economia de 7,56 KW/hora que em um ano representa 64.800KW, desta forma o custo da antena se paga em 6 anos.

Categorias: TV UFG destaque