politizar

I Simpósio Politizar estimula diálogo do Legislativo com a sociedade

Em 25/09/20 15:57. Atualizada em 25/09/20 16:05.

Evento discute análises e possíveis soluções de problemas de comunidades locais até o âmbito nacional

Mariana Machado

Teve início nesta quinta-feira, 24 de setembro, o I Simpósio Politizar, organizado pelo Projeto de Extensão Politizar. O projeto é uma parceria da Universidade Federal de Goiás com a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. A cerimônia de abertura foi realizada com transmissão ao vivo no canal da TV da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e no YouTube da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento teve a participação do vice-governador do Estado de Goiás Lincoln Tejota, o deputado estadual e presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSB) e o reitor da UFG, Edward Madureira.

politizar
2º mesa virtual moderada pelo mestre de cerimônia da Alego, Sérgio Willian

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira, destacou a importância de incentivar e levar aos jovens estudantes conhecimento sobre política, em especial sobre o funcionamento do Legislativo, por meio do Programa Politizar. Ele parabenizou os organizadores do projeto, ressaltando a seriedade do mesmo e como ele tem crescido. Lissauer Vieira demonstrou satisfação com os resultados gerados pelo Politizar e salientou que mesmo em meio a pandemia, esse ano o programa bateu recorde de inscrições, contabilizando 780 inscritos.
O vice-governador Lincoln Tejota elencou que mesmo com a facilidade de acesso à informação, existe um afastamento político por parte da sociedade e o Politizar vem como solução para essa situação. Ele enfatizou que é imprescindível discutir política. “Quem não participa da política, é governado por quem discute e participa”, reiterou.
Durante a conferência, o professor e reitor da UFG Edward Madureira pontuou o Politizar como um programa sério e de suma relevância para o conhecimento da política por parte de estudantes. Edward Madureira, também mencionou sobre a aprovação de um projeto "Assistência de Saúde às Comunidades Tradicionais de Goiás", selecionado pelo Laboratório de Inovação Cidadã, promovido pela Escola de Comunicação da UFRJ, encampado pelo Projeto Politizar(confira aqui mais informações sobre a iniciativa).
De acordo com a coordenadora do Programa de Extensão Politizar da UFG, Laís Thomaz, a missão do projeto é aproximar o Poder Legislativo da sociedade. A coordenadora ainda elencou que o I Simpósio tratará de diversas temáticas, dentre elas a saúde de comunidades tradicionais. Para a diretora da FCS da UFG, Izabela Tamaso, o Politizar é um projeto de extensão da área das ciências humanas e ciências sociais. “Ele é prova de que essas ciências são fundamentais para qualquer nação que queira se pensar democrática, inclusiva e tolerante”, ponderou.
O I Simpósio Politizar segue até dia 26 de setembro. Confira a programação.
Participações
Compuseram a mesa virtual os deputados federais Flávia Morais (PDT) e Elias Vaz (PSB), juntamente com o Senador Luiz do Carmo (MDB). Além disso, prestigiaram a solenidade de abertura o vereador Andrey Azeredo (MDB), o controlador geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller e a coordenadora geral no Politizar Alego, Mariza Barbosa.  Também marcaram presença a coordenadora do Politizar Letras, Rosângela Carreira e a Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, Lucilene Sousa.

Saiba mais sobre o Projeto Politizar

Categorias: Humanidades FCS