plataforma cerrado

Conhecimento pode auxiliar preservação do Cerrado

Em 17/11/20 14:59. Atualizada em 17/11/20 15:56.

Evento online apresentou a Plataforma de Conhecimento do Cerrado ao público

Lígia Saba

A UFG realizou no dia 16 de novembro o lançamento oficial da Plataforma de Conhecimento do Cerrado. Por meio de live no youtube, disponibilizada pelo canal “Plataforma de Conhecimento do Cerrado” o evento contou com a participação da professora Elaine Silva, coordenadora técnica do projeto; Peggy Poncelet, representante do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF); Michael Becker, coordenador da Estratégia de Implementação Regional do CEPF Cerrado; professor Ivanilton Oliveira; e o coordenador da plataforma professor Manuel Ferreira.
Fruto de uma parceria entre o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG) e o CEPF, por meio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), a Plataforma de Conhecimento do Cerrado funciona como um banco de dados, mapas, ou informações geoespaciais acerca do bioma cerrado, e segundo o professor Manuel Ferreira tem como objetivo principal conhecer e divulgar o cerrado para ajudar a preservá-lo.

A ferramenta foi construída com base em dados públicos e conta com a colaboração de pesquisadores de todo o mundo que tenham informações que podem contribuir com o projeto ao serem adicionadas na plataforma. Além disso, todos esses dados estão disponíveis para download.

A plataforma apresenta informações sobre desmatamento, imagens aéreas, informações socioambientais, estatísticas, galeria de imagens, biblioteca digital e outras infinidades de dados que, segundo o coordenador do projeto, buscam desassociar a imagem do cerrado somente ao agronegócio e comprovar a riqueza de variedade do bioma e a importância de medidas que ajudem a conservá-lo.

plataforma cerrado

Cerca de 150 pessoas acompanharam a live que seguiu um formato de apresentação com a participação de todos os convidados e com a moderação da professora Elaine Silva. Durante o evento, Manuel Ferreira apresentou a plataforma e falou sobre a importância e os objetivos do projeto. No mesmo dia, a partir das 14 horas foi realizado um treinamento, também em formato de live.
Além de apresentar a ferramenta e falar sobre seus objetivos, durante o lançamento, o professor Manuel Ferreira e a professora Elaine Silva também colocaram em pauta as dificuldades enfrentadas durante a consolidação do projeto. Dentre elas, foram citados os problemas e os atrasos no fornecimento de dados pelos institutos parceiros devido a pandemia.
O projeto, que levou aproximadamente dois anos para se concretizar, com movimentação mais intensa nos últimos seis meses, já está disponível e pode ser acessado por meio do link: https://cepf.lapig.iesa.ufg.br/# .

Outras matérias publicadas:

Lapig/UFG lança ferramenta em prol da preservação do Cerrado

Categorias: Ciências Naturais