Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Jornal UFG comemora quarto aniversário com o lançamento de sua versão on-line

Em 18/05/10 06:11. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Com a novidade, periódico da universidade ganha agilidade e interatividade com o leitor

Por Agnes Arato (Ascom/UFG)

 

Atenção! O email de contato com a redação do Jornal UFG On-line é jornalufgonline@reitoria.ufg.br, e não jornalufgonline@ascom.ufg.br, como publicado na edição impressa do Jornal UFG.

 

Nos últimos quatro anos, o Jornal UFG tem comemorado seu aniversário com modificações que tornaram seu layout mais bonito. Mas esse quarto aniversário de nosso periódico está sendo comemorado de uma forma diferente: com o lançamento do Jornal UFG On-line.

Seguindo uma tendência mundial de integração de diferentes mídias, o Jornal UFG On-line traz, além da versão em PDF do jornal impresso, distribuído pelos câmpus da universidade, material produzido exclusivamente para o site www.jornalufgonline.ufg.br. Sempre que o leitor encontrar a legenda e+ em uma matéria da edição impressa, saberá que há material extra sobre o assunto na versão on-line. Segundo Silvana Coleta, editora-executiva do Jornal UFG, estarão disponíveis mais imagens, outras perguntas feitas ao entrevistado ou mesmo informações complementares, que não entraram no texto final. “Com isso, os assuntos que a matéria redigida para a versão impressa não conseguiu esgotar terão espaço para repercussão e outras abordagens em sua versão on-line”, afirma a editora.

A versão on-line do Jornal UFG conta ainda com duas seções exclusivas (e interativas!): a Como assim? e a Twittadas. Na primeira, o leitor encontrará curiosidades científicas e um canal para fazer suas próprias perguntas aos especialistas da UFG. Já na seção Twittadas publicaremos um resumo do que foi assunto no Twitter da UFG (@ufg_oficial) – as polêmicas, as broncas e os elogios dos nossos seguidores.

A maior interatividade com o leitor é outra vantagem de o Jornal UFG estar na world wide web. Além do Twitter, a Assessoria de Comunicação da UFG receberá questionamentos, sugestões de pauta e participações dos leitores também pelo e-mail jornalufgonline@reitoria.ufg.br. Assim, seções do jornal impresso, como o Comunidade Pergunta, por exemplo, poderão ser mais exploradas, com a publicação de questões que não entraram na edição impressa por falta de espaço para publicação. “Com os dois suportes – o impresso e o digital – o espaço aumenta e, consequentemente, a participação dos leitores também”, salienta Silvana Coleta.

Tendência

Com o lançamento de sua versão para internet, o Jornal UFG embarca na tendência mundial de redações que produzem conteúdos, de forma integrada, tanto para seus veículos impressos quanto para os digitais. Por ser mensal, o Jornal UFG se aproxima das publicações que complementam as matérias da versão impressa com conteúdo on-line – que pode ser atualizado e revisado a qualquer instante, sempre que surge uma novidade em relação ao assunto. Correções e sugestões dos leitores também não precisam esperar o próximo mês, podendo ser veiculadas assim que surgem.

Afinal, a experiência de muitas publicações brasileiras e internacionais indica que, ao contrário do que imagina o senso comum, as plataformas são complementares, não concorrentes. “O jornal on-line confere agilidade e interatividade ao jornal impresso sem que este tenha de abrir mão de sua profundidade”, esclarece Silvana Coleta. No fim, quem ganha é o leitor: mais informação, mais participação e um Jornal UFG sempre relevante.
 

Fonte: Ascom/UFG