noticia1290623556_ORIG.jpg

Conheça um pouco mais DJ Oliveira

Em 25/11/10 03:21. Atualizada em 21/08/14 11:45.
Paulista na certidão, mas goiano de coração, o artista desenvolveu grande parte de suas obras em Goiás

Por Illa Rachel

DJ Oliveira nasceu em Bragança Paulista, no estado de São Paulo, no dia 14 de novembro de 1932 e mudou-se para Goiás em 1956. Em Goiânia, passou a dedicar-se exclusivamente à pintura, à gravura e aos murais, sempre retratando temas do cotidiano goiano. Ele adaptou a técnica de gravura em metal, em geral feita no cobre, para a prática da gravura em ferro. Entretanto, o artista ficou famoso por utilizar a técnica do afresco em obras como o próprio painel da UFG e outro localizado na fachada do Colégio Maria Auxiliadora.

Fotografia de D(irso) J(osé) Oliveira: Ateliê de Luziânia, GO - Foto registrada por Edna Goya – 2005

DJ trabalhou com pintura, desenho publicitário, além de lecionar pintura, desenho e gravura na Escola Goiana de Belas Artes da antiga Universidade Católica de Goiás. Contribuiu para a formação de artistas como Siron Franco, Iza Costa, Ana Maria Pacheco, entre outros. DJ Oliveira faleceu no dia 23 de setembro de 2005, deixando um legado importante para as artes plásticas do estado.

Depoimento do DJ Oliveira sobre a criação do painel da UFG

Desejava ilustrar o ensino de cada faculdade, e, cada vez que eu me dirigia à minha prancheta para fazer meu estudo, nenhum deles me satisfazia. [...] Eu já estava completamente desanimado, até que um dia [...] não lembro qual, mas era neste mês de novembro. Chovia muito! E, lá naquela época, lá em cima, na universidade, não era asfaltado. [...] Eu estava olhando a janela e vi que, dessa chuva forte, as crianças saíam pra rua e entravam naquela casca de buriti e desciam enxurrada abaixo. Então, eu fiquei observando aquilo, várias horas, e aí surgiu a ideia. Eu, então, simbolicamente, fui criando brinquedos infantis relacionados a cada faculdade. [...] Você tem uma gangorra com meninos brincando e eu quis representar, simbolicamente, a balança, dirigida à faculdade de Direito. Em seguida, são três crianças brincando com a bola. Então eu relacionei com a Filosofia, com o lado das letras, com o pensamento. Depois vem um outro, que são meninos brincando com bola de gude, que é uma brincadeira que a gente faz uma incisão no chão onde, então, a gente vai jogando aquelas bolas de vidro... Eu dirigi aquele mural à Medicina. Depois tem um outro que são os meninos soltando, papagaio. Eu fiz dirigindo à faculdade de Artes, que é o sonho, que são aquelas fantasias que a gente teve. E, por último, aquele menino jogando pião, eu fiz relacionado à Arquitetura e Engenharia.

(Palestra proferida pelo artista plástico DJ Oliveira intitulada Projeto reflexão e busca. Prefeitura de Goiânia, Secretaria Municipal de Cultura, Museu de Arte de Goiânia. Goiânia, 25 nov. 1985.)

Fonte: Ascom / UFG