Kharen Stecca

Editorial: Apocalípticos, integrados e o fenômeno da wikipédia

Em 01/10/12 16:14. Atualizada em 04/10/12 09:37.

A Internet criou não só a possibilidade de difusão, mas de dar voz e ouvidos a todas as manifestações que antes não tinham espaço para comportá-las

Kharen Stecca

Tudo o que é novo gera incerteza, insegurança, mas também inovação. Haverá sempre quem critique e haverá também quem acredite na novidade. Portanto, sempre haverá os apocalíticos e os integrados, como propõe Umberto Eco. E é assim que um grande fenômeno da Internet, a Wikipédia, vem sendo encarado na sociedade. E na universidade o comportamento não é diferente: diante da novidade, há os que se empolgam e há os que receiam as consequências. Contudo, mais importante que opinar é perceber que a academia abre espaço para a discussão do tema. No primeiro semestre a Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia reuniu pessoas envolvidas com a Wikipédia para discutir o assunto com a comunidade. Em um auditório lotado, a diretora da Wikipédia no Brasil, Oona Castro, apresentou o projeto, e dois pesquisadores, Alexandre Guiote e João de Melo Maricato, aprofundaram o debate sobre suas potencialidades e limitações.

A Wikipédia propõe-se ser a enciclopédia livre, construída coletivamente por todos aqueles que julgarem poder contribuir para a criação de novos verbetes e complementação dos já existentes. Como destacou o professor da Facomb, João de Melo Maricato, a criação coletiva é quase uma utopia, baseada em uma sociedade ideal. Mas a utopia existe e está lá para todos que desejem ver, se informar e participar, editando os conteúdos, seja com boas ou más intenções. Ela, assim como outras fontes de informação na web, também põe em cheque o padrão de fontes de informação tal qual a academia hoje aceita: um documento estático e impassível de sofrer modificações.

Como coloca Oona Castro, o mundo digital trouxe à nossa realidade um impacto tão ou mais profundo que a criação da impressão gráfica há 500 anos. Se a imprensa permitiu a difusão do conhecimento de uma forma nunca antes possível, a Internet criou não só a possibilidade de difusão, mas de dar voz e ouvidos a todas as manifestações que antes não tinham espaço para comportá-las. As conexões em redes geradas por sites como a Wikipédia transformam a geração do conhecimento, e a universidade precisa não só estar atenta a essa nova realidade, como discutir e participar do processo. Não por acaso a Wikipédia criou uma série de parcerias com universidades brasileiras que tem permitido melhorar os verbetes da enciclopédia por meio do conhecimento produzido e adquirido por pesquisadores e estudantes da universidade. Assim, a Wikipédia torna-se mais um meio que permite difundir o conhecimento e a pesquisa produzida pela academia.

Inovar é necessário, não perder de vista as transformações sociais precisa ser um foco. O Jornal UFG, sensível a esse debate, traz um resumo do debate a todos que também desejam entender um pouco essa ferramenta que muito tem a contribuir com a sociedade, desde que a participação e a colaboração deixem de ser uma utopia e o projeto seja encarado de forma séria e comprometida por apocalípticos como integrados.

Ainda nesta edição, confira uma matéria sobre a previsão de desmatamento da região Amazônica para 2050 em um estudo da UFG, cujo artigo foi publicado na revista britânica Science, além de informações sobre Engenharia Física, Física Médica, Relações Internacionais, Bacharelado em Filosofia, Administração na Cidade de Goiás e Administração Pública na modalidade Ensino a Distância, os novos cursos da UFG.

__

Kharen Stecca é jornalista e servidora da Ascom.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Wikipédia Editorial inovação