UFG implanta novo sistema integrado de gestão

Em 24/06/13 16:44. Atualizada em 21/08/14 11:46.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 59 – JUNHO – 2013

UFG implanta novo sistema integrado de gestão

Primeiro módulo a ser implementado refere-se a marcação de férias dos servidores

Texto:  Kharen Stecca | Foto: Divulgação

Em junho de 2013 a UFG inicia a implantação dos Sistemas Integrados de Gestão Universitária (SIG). O processo terá a duração de quatro anos, com a implantação primeiramente dos módulos onde não existiam sistemas na UFG e, posteriormente, substituindo os sistemas já existentes como o de Gestão Acadêmica. O SIG é um conglomerado de sistemas com a função de gerenciar informações e procedimentos de diversos setores da UFG, tais como gestão de recursos humanos, acadêmica, de patrimônio, entre outros. O objetivo da implantação do SIG é facilitar, agilizar e otimizar os sistemas da Universidade.

Segundo o coordenador de implantação do SIG, professor Renato Bulcão, a UFG escolheu implementar o sistema desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com as devidas adaptações, devido à agilidade maior do processo, pois desenvolver um sistema próprio para a UFG demoraria anos e dispenderia enorme esforço e recursos humanos extras. Mais de 30 instituições já adotaram o sistema desenvolvido pela UFRN, como Universidades, Institutos Federais e até mesmo a Polícia Federal, a Agência Brasileira de Inteligência e a Capes.

O primeiro módulo a ser implementado é o de férias, um dos diversos módulos da área de Recursos Humanos (SIGRH). Até o momento a maior parte das tarefas deste setor ainda não era informatizada. Segundo Renato Bulcão, a escolha deste setor para o início do processo se deve à facilidade de implementação, pois em setores onde já existem os sistemas, como o de gestão acadêmica, a questão se torna mais complexa, pois será necessário uma migração dos dados e também integração com outros sistemas.

Mas há outros ganhos com o sistema. O processo de distribuição de salas e também de cadastro de disciplinas, por exemplo, deve ser integrado, facilitando assim a logística de distribuição de espaços para as aulas na UFG. Até mesmo o aproveitamento de disciplinas por estudantes portadores de diploma ou que transferiram seus cursos será feito de forma informatizada.

O SIG será um portal que reunirá todos os sistemas da UFG. Conforme o perfil do usuário como docente, técnico-administrativo, professor ou gestor, o usuário terá acesso a diferentes funções do portal, mas com um único login e senha. O principal ganho é a integração entre os sistemas, facilitando assim o preenchimento de informações e atualização dos dados.

Para mais informações, acesse: http://portalsig.ufg.br

Categorias: sistema integrado gestão acadêmica SIG

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
pdf p.14 290 Kb 7b6935d964a3f4171d49aa9f49dc74e2