Estudantes da UFG conquistam o Prêmio IEL de Estágio

Em 12/09/13 11:53. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 61 – AGOSTO – 2013

Estudantes da UFG conquistam o Prêmio IEL de Estágio

Texto: Laura Braga | Foto: Carlos Siqueira

Prêmio IEL de Estágio

Da esquerda para a direita: coordenadora de estágio da UFG, Marilda Shuvartz; Mariana Teixeira; Cíntia Assis; o vice-reitor da UFG, Eriberto Francisco Bevilaqua Marin; Amanda Dias; Leonardo Nunes

No dia 15 de agosto, foi entregue o Prêmio IEL de Estágio, no Teatro Sesi, em Goiânia. O Prêmio foi instituído em 2005 com o objetivo de identificar, incentivar e divulgar as melhores práticas de ensino do Estado de Goiás. Em 2013, quatro estudantes da UFG foram premiados em duas categorias.

Na categoria Empresa de Médio Porte, as três premiações ficaram com a UFG. Amanda Leão Ferreira Dias, do curso de Engenharia de Alimentos, conquistou a primeira colocação pelo projeto Redução de lipídeos do macarrão instantâneo, realizado na GSA Gama Sucos e Alimentos. O trabalho consistiu na diminuição do teor de gordura e, consequentemente, na diminuição de lipídeos. Com o projeto, a empresa alcançou uma economia de R$ 87 mil por mês na produção do macarrão.

A segunda colocada foi Mariana Marques Teixeira, do curso de Engenharia Ambiental, com o projeto Avaliação da composição do lodo da estação de tratamento de efluente de cervejaria e identificação de condicionantes para uso agrícola. O trabalho foi desenvolvido na Ambev Companhia de Bebidas e abordou a disposição final do lodo gerado no decantador primário da estação de tratamento de efluentes da empresa. A ideia foi caracterizar esse lodo de acordo com as normas ambientais e adequá-lo quimicamente para a sua utilização como fertilizante agrícola na cultura de eucalipto.

Cíntia Menezes de Assis, do curso de Engenharia de Alimentos, ficou em terceiro lugar com o estágio na GSA Gama Sucos e Alimentos, onde realizou o projeto Otimização do processo de refrescos em pó. O objetivo do projeto foi desenvolver a otimização da linha de produção do refresco em pó de maneira sustentável, para garantir melhores condições do ambiente de trabalho e ganho de produtividade.

Na categoria Empresa de Grande Porte, o estudante Leonardo Cavalcante Nunes, do curso de Engenharia Ambiental, conquistou o primeiro lugar. Ele desenvolveu o projeto Aperfeiçoamento do tratamento biológico em lagoas de estabilização, ETE, e fossas sépticas. O trabalho de Leonardo Cavalcante priorizou reduzir o assoreamento das lagoas de tratamento de esgoto, diminuir o lodo lançado nas curvas de nível, alcançar melhor eficiência no tratamento e reduzir custos com operações de limpeza e bombeamento. Assim, além do ganho econômico com redução significativa de custos de manutenção, o projeto apresentou soluções ambientais sustentáveis, facilidade operacional e contribuiu para aperfeiçoar a qualidade do efluente final.

Além do reconhecimento pelos trabalhos, os alunos ganharam uma quantia em dinheiro e as empresas, onde prestam serviços, receberam placas de menções honrosas.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Prêmio Estágio Estudantes