Regional Jataí intensifica divulgação de pesquisas

Em 08/09/14 14:36. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 67 – Setembro – 2014

Regional Jataí intensifica divulgação de pesquisas

Estudantes de graduação, pós-graduação e residentes vivenciam a rotina de atendimento de um hospital e são incentivados a desenvolver pesquisas

Texto: Renan Vinicius Aranha | Foto: Divulgação

Pesquisas Jataí

Estudantes da educação básica e da graduação aprendem sobre como transformar óleo de fritura em biodiesel

Constantemente, veículos de comunicação anunciam resultados de pesquisas que podem mudar a forma como o homem vive, desde a cura de doenças até a descoberta de métodos mais baratos e rápidos para a realização de importantes exames médicos. Entretanto, a maior parte das pesquisas se encerra sem que seus resultados sejam amplamente divulgados à comunidade. Isso se deve, entre outras coisas, pela complexidade dos assuntos tratados, que, muitas vezes, fogem do entendimento da população.

Diante do exposto, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG) pretende promover a interface entre o que é produzido na instituição e a comunidade, divulgando resultados de projetos de pesquisa e de extensão promovidos por acadêmicos, docentes e servidores técnico-administrativos da universidade.

O primeiro tema a ser abordado nessa série de matérias é a produção de energia por meio de formas alternativas, com destaque para o projeto Produção de biodiesel obtido a partir do óleo de fritura, coordenado pelo docente do curso de Química e assessor de Extensão e Cultura da Regional Jataí, Paulo Roberto Rodrigues Meira. O projeto, um dos contemplados pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt) 2015, do Ministério da Educação (MEC), problematiza o baixo índice de municípios que fazem o uso deste resíduo para fins energéticos e sugere a utilização em larga escala de óleo de cozinha na produção de biodiesel.

Em parceria com o estudante de graduação do curso de Química, Alysson Benite de Freitas, que também atua como professor em algumas escolas particulares de Jataí, pode-se verificar inicialmente por meio do projeto que não existe na cidade o serviço de coleta sistemática e permanente do óleo de fritura para ser reaproveitado. Com o apoio de estudantes de ensino médio de quatro escolas particulares em Jataí, nos quais Alysson Freitas é professor, foi constatado que cerca de 75% do óleo utilizado pelas residências na cidade era descartado no esgoto, enquanto 21% eram destinados à fabricação de sabão e 4% tinham destinos diversos. “Com isso, ficou evidente a necessidade de conscientizar a população sobre a importância da reutilização de tal resíduo que, se descartado irregularmente, pode causar graves danos ao meio ambiente. Dessa forma foi proposta, uma parceria entre essas instituições e a UFG”, explicou Paulo Roberto Meira.

Em sua primeira etapa, o projeto envolveu diversas atividades nas escolas parceiras, como palestras de conscientização e uma gincana, com a qual foi possível arrecadar, apenas no ano de 2013, a significativa marca de 3.000 litros de óleo. Na competição, o prêmio para a escola que conseguisse arrecadar a maior quantidade de óleo de fritura foi uma visita ao Laboratório de Química Orgânica e Inorgânica, do Bloco de Ciências Exatas da UFG, para que os estudantes pudessem acompanhar a transformação do material coletado em biodiesel.

A equipe do Laboratório de Química Orgânica e Inorgânica, formada por estudantes de graduação, sob coordenação do professor Paulo Roberto Meira, analisou o material coletado e verificou, entre outros fatores, a acidez e a quantidade de água presente no óleo para, em seguida, realizar a produção de biodiesel. Análises realizadas apontaram que o biodiesel produzido se encontra dentro dos padrões das normas da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

“É importante ressaltar que os resultados positivos do projeto não se restringem aos acadêmicos da UFG, já que, além de terem participado e acompanhado o projeto, muitos estudantes de ensino médio reproduziram o processo de reciclagem do óleo de cozinha nas feiras de ciências realizadas por suas escolas, sob supervisão dos acadêmicos da UFG, compartilhando, assim, a informação e contribuindo no processo de conscientização da população”, afirmou a acadêmica Maria Aparecida G. Vieira.

Categorias: Regional Jataí projeto de extensão biodiesel

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo