ARTIGO: Curso de matemática da Regional Catalão: vem somar você também!

Em 09/10/14 11:11. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 68 – Outubro – 2014

Artigo: Curso de Matemática da Regional Catalão: vem somar você também!

Texto: Thiago Porto de Almeida Freitas* | Foto: Divulgação

Artigo Thiago Porto

Neste espaço, conforme aprovado no Colegiado da Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia (IMTec), da Regional Catalão, apresentamos elementos que destacam o compromisso sério e responsável com que esta unidade conduziu e conduz o curso de licenciatura em Matemática ao longo de seus 26 anos de atuação no sudeste goiano.

Esse foi o terceiro curso de graduação da Regional Catalão, tendo sido implantado em 1988, com o objetivo de garantir a formação de professores de Matemática para atuar nas escolas da região. Até o primeiro semestre de 2014, contribuiu com a formação inicial de 366 professores dessa disciplina, estando acima da média nacional no índice de egressos na licenciatura. Entre os profissionais aqui formados, vários atuam em diversas instituições de ensino de maneira compromissada. Aliás, parte significativa do corpo docente do IMTec consiste de ex-alunos do curso de Matemática.

Desde que foi alcançada a autonomia na construção e no desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de Matemática, por meio da atuação do Núcleo Docente Estruturante, são constantes as discussões sobre adequações no curso para atender a legislações e pela necessidade de inovação no processo de ensino e aprendizagem de Matemática.

O curso de Matemática foi o embrião para a criação do IMTec, que vem se consolidando por meio da implantação de outros dois cursos de graduação (Matemática Industrial 2008 e Licenciatura em Matemática a Distância 2014) e dois programas de pós-graduação: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) 2012 e Mestrado em Modelagem e Otimização 2014. O PROFMAT visa à formação continuada de professores do ensino básico, e, no mínimo, 80% das vagas ofertadas destinam-se a este público.

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, o IMTec desenvolveu e continua desenvolvendo ações que promovem a melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática, entre as quais podemos citar: cursos de especialização; Simpósio de Matemática e Matemática Industrial; curso Galileu; Jornal Math-Folha; Olimpíadas Brasileiras de Matemática da Escola Pública (OBMEP); Integrar – Escola e Matemática; Torneio de Jogos Matemáticos; Workshop de Álgebra; Seminário Semanal de Álgebra; Phi: Reforço Escolar em Matemática; Dominó da Lógica Matemática; A Informática Básica como Ferramenta Motivadora no Ensino de Matemática; o Programa de Iniciação à Docência (Pibid); e inúmeros projetos de pesquisa. Por meio dessas ações de extensão e pesquisa, o IMTec tem captado recursos para adequar sua infraestrutura e ofertar diversas bolsas aos estudantes, possibilitando-lhes maior vivência e dedicação às atividades acadêmicas.

Promovendo uma política de qualificação de seus docentes, o IMTec facilita o afastamento deles para cursar doutorado e pós-doutorado em programas de excelência e incentiva-os à participação em eventos científicos. Iniciativas como estas se mostram importantes para fortalecer a interlocução com pesquisas recentes, especialmente, nas áreas de Matemática, Educação Matemática e Matemática Industrial. Ademais, os professores efetivos e em exercício possuem pelo menos a titulação de mestre.

Enfim, o IMTec apoia a luta pela valorização do trabalho docente e se encontra aberto ao desenvolvimento de ações em prol do fortalecimento do ensino de Matemática.

*Chefe da Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia, Regional Catalão- UFG

Categorias: artigo Regional Catalão Licenciatura em Matemática