Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Momento de resgate das atividades esportivas

Em 09/10/14 11:12. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 68 – Outubro – 2014

Momento de resgate das atividades esportivas

Desde a criação da Coordenação de Esporte e Lazer na Procom, equipes da Universidade ganharam destaque em competições e, este ano, várias modalidades terão representantes na etapa nacional dos Jogos Universitários

Texto: Angélica Queiroz

Centro de Esportes

Espaço foi inaugurado no dia 25 de setembro e oferece práticas esportivas para toda a comunidade universitária

Este ano a cidade de Aracaju vai sediar a final dos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs), e a UFG enviará para a competição representantes de várias modalidades. Cerca de sessenta pessoas farão parte da delegação goiana. Essa participação expressiva da Universidade na competição é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Coordenação de Esporte e Lazer, da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (CEL/PROCOM). Desde 2010, quando foi criada, a coordenação trabalha para o resgate das práticas esportivas na Universidade.

O pró-reitor de assuntos comunitários, Elson Ferreira de Morais, lembra que a década de 1980 foi marcada por disputas esportivas acirradas dentro da Universidade, mas tais competições deixaram de ser realizadas na década de 1990. Para ele, colocar o esporte novamente em destaque na Universidade faz com que esse seja um momento especial, sobretudo, por conta das Olímpiadas de 2016 no Brasil. “Fico muito feliz de estar presenciando esse importante período para o esporte na Universidade. Acredito que esporte e lazer têm tudo a ver com assistência, que é o papel da PROCOM, e é por isso que estamos empenhados nesse trabalho”, afirma.

“Reconquistamos o lugar de grande Universidade do Centro-Oeste”

Segundo o coordenador da CEL/PROCOM e professor da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), Juracy da Silva Guimarães, a coordenação foi criada para atender às demandas esportivas que apareciam na Procom e instituir uma política de esporte e lazer para a UFG. Essa política está em construção e deve ser aprovada pelo Conselho Universitário em 2014. Por meio de pesquisas realizadas, a equipe da CEL percebeu que era preciso democratizar a prática esportiva na Universidade e ampliar o número de praticantes de esportes no âmbito da instituição e de participações em eventos oficiais.

“Em 2010 fomos para os jogos universitários estaduais apenas com uma equipe de futsal feminino. Depois começamos a chamar todo mundo e, já em 2011, conquistamos o primeiro lugar geral na competição, porque tínhamos representantes em várias modalidades,” conta Juracy. Depois dessa vitória, criou-se outra necessidade: qualificar. A partir daí a coordenação começou também a fornecer materiais para treinamento e jogo e a contratar treinadores temporários para auxílio às equipes da UFG.

Em seguida, utilizando um banco de dados com os contatos dos alunos, a CEL/PROCOM passou a divulgar as seletivas para os times e competições e a auxiliar na formação das equipes, o que antes ficava a cargo dos próprios alunos. “Assim reconquistamos o lugar de grande universidade do Centro-Oeste para a UFG, que até então estava apagada nas competições,” comemora o professor. Graças a essas ações, a UFG é hoje a terceira universidade federal mais bem colocada do país, atrás apenas da Universidade de Brasília e da Federal do Rio Grande do Norte.

O estudante de Educação Física Danilo Tavares, 24, é um dos destaques da equipe de basquete da UFG, bicampeã goiana. Ele acredita que a coordenação tem um papel essencial para a melhor visibilidade dos esportes na universidade. “Esse apoio tem sido muito importante. Com certeza ajudou, por exemplo, no bom desempenho da nossa equipe,” observa.

Centro de Esportes Câmpus Samambaia

Localizado ao lado da Casa do Estudante 5 (CEU V) no Câmpus Samambaia, o Centro de Esportes Câmpus Samambaia, que foi inaugurado com festa no dia 25 de setembro de 2014, é mais um marco no resgate das atividades esportivas na Universidade. O local, com moderna academia e quadra poliesportiva, é um espaço para toda a comunidade acadêmica e funciona das 7 às 22 horas, com profissionais de Educação Física e monitores durante todo o período. O Centro de Esportes é administrado pela CEL/Procom, e as matrículas para a academia já estão abertas, assim como os agendamentos para o uso da quadra.

De acordo com o coordenador da CEL, o Centro é uma necessidade antiga da UFG, que contava com poucos espaços destinados à prática esportiva. “O Câmpus Samambaia não tinha um espaço para a comunidade, e o Centro vem para suprir essa necessidade,” afirma. O local funciona como um espaço de integração com a comunidade, reservando-se horários para as práticas esportivas de lazer (as populares peladas) e para festivais esportivos com equipes formadas aleatoriamente. Outro importante projeto destacado pelo coordenador da CEL é a implantação de uma política de incentivo aos esportes que também contemplará os servidores da Universidade. “Eles vão poder frequentar o Centro antes ou depois do expediente e sair do sedentarismo”.

Juracy esclarece que o espaço é para toda a comunidade universitária, não estando diretamente relacionado com a Faculdade de Educação Física e Dança. No entanto, em determinados horários, também poderá servir de apoio para as aulas práticas dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física. O coordenador destaca que já existem diversos projetos a serem desenvolvidos no local, como iniciação esportiva em várias modalidades e atividades específicas para portadores de necessidades especiais.

Destaques da UFG nos Jogos Universitários Goianos

Voleibol Competição

Equipe tetracampeã de voleibol feminino está entre os destaques da UFG

Entre os dias 27 e 31 de agosto de 2014, a UFG participou dos Jogos Universitários Goianos, competição que foi seletiva para a etapa nacional em Aracaju. A Universidade destacou-se com equipes representativas em todas as modalidades coletivas e conquistou as seguintes colocações:

  • Campeã: basquetebol masculino e voleibol feminino;
  • Vice-campeã: handebol e basquetebol femininos;
  • Terceiro lugar: futsal, handebol e voleibol masculinos e futsal feminino.

Categorias: Esporte Centro Esportivo Câmpus Samambaia Procom Jogos Universitários