UFG ofertará novos cursos

Em 18/11/14 09:33. Atualizada em 15/12/14 15:50.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 69 – Novembro/Dezembro– 2014

UFG ofertará novos cursos

Os cursos de Engenharia de Transportes e Geologia são as duas opções inéditas na universidade

Texto: Caroline Almeida

O ano de 2015 terá mais opções de cursos para os futuros acadêmicos. Três novas graduações serão oferecidas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), nas Regionais Goiânia, Goiás e Jataí, sendo duas delas inéditas. No Câmpus Aparecida de Goiânia, a UFG receberá os cursos de Engenharia de Transportes e Geologia, enquanto o câmpus da Cidade de Goiás, o curso de Arquitetura e Urbanismo. A Regional Jataí também terá novidades: mais uma turma do curso de Medicina.

Novos cursos

Planejados para receber as primeiras turmas logo no primeiro semestre do próximo ano, as unidades acadêmicas ainda passam por adaptações na estrutura física. A maior parte iniciará suas atividades com turmas menores, buscando ampliar a quantidade de vagas ao longo do desenvolvimento das instalações. Como exemplo, o caso do curso de Arquitetura e Urbanismo, no câmpus da Cidade de Goiás, que iniciará com uma turma de 25 alunos anualmente, aumentando de forma progressiva até corresponder à proposta do Ministério da Educação (MEC), que é de 50 alunos.

Com a nova graduação, a Regional Goiás chega ao seu quinto curso. Segundo a diretora da unidade, Maria Meire de Carvalho, a novidade responde a uma demanda existente na região, que é carente de profissionais da área. “Além de se tornar uma oferta necessária há algum tempo, esse curso vem para consolidar o Câmpus da Cidade de Goiás, com possibilidades de ensino em áreas bastante distintas”, afirmou.

Em Jataí, o atual modelo de turmas semestrais de Medicina, cada uma com 30 vagas, deve ser substituído pela entrada anual de 60 alunos, assim que o prédio definitivo for concluído. “Atualmente, utilizamos instalações oferecidas pela prefeitura e temos feito uso compartilhado dos laboratórios dos cursos das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde”, explicou Eliana Morais, coordenadora de Graduação da Regional Jataí e coordenadora pedagógica do curso. Em 2015, a cidade terá mais duas turmas com 30 vagas cada, semestralmente.

O Câmpus de Aparecida de Goiânia, já com uma graduação em andamento, receberá mais dois cursos. Enquanto a sede não é concluída, os alunos de Engenharia de Produção, têm tido aulas nas instalações da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o que também deve ser mantido para o início dos cursos de Engenharia de Transportes e Geologia.

As novas opções aparecidenses surgem com estímulos diferentes. A graduação em Engenharia de Transportes, por exemplo, chega motivada pelo pioneirismo. “Esse vai ser o primeiro curso de bacharelado da área no Brasil e um dos primeiros da América Latina”, comemorou Cristiano Farias, da Escola de Engenharia Civil (EEC). O curso de Geologia, outra opção inédita, é impulsionado pela demanda regional. “A mineração corresponde a parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, o que cria uma demanda constante por profissionais”, explicou Tereza Brod, professora do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa).

Vale lembrar que o ingresso nos novos cursos, assim como nos já existentes, será possível por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), única forma de seleção para os cursos de graduação.

Notas para ingresso na UFG serão compostas conforme áreas do conhecimento

A entrada dos novos estudantes na UFG, a partir de 2015, será por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para preencher as vagas ofertadas pela instituição. As notas serão compostas sob diferentes pesos, de acordo com grupos de cursos. Os cursos que exigem Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE) não participarão do SiSU, mas os mesmos pesos se enquadram para seus Processos Seletivos específicos, que também utilizarão as notas das provas do Enem.

Confira a divisão de grupos e pesos das provas do Enem, aprovada pela Câmara de Graduação da UFG:

Grupo 1 – Agronomia, Ciências Ambientais, Ciências da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Física, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia de Transportes, Engenharia de Software, Estatística, Física, Física Médica, Geologia, Gestão da Informação, Matemática, Matemática Industrial, Química e Sistemas de Informação.

Grupo 2 – Biotecnologia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ecologia e Análise Ambiental, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia.

Grupo 3 – Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais (todos), Comunicação Social (todos), Direito, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras (todos), Museologia, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais e Serviço Social.

Grupo 4 – Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Design de Ambientes, Design Gráfico, Design de Moda, Direção de Arte, Música (todos) e Musicoterapia.

Categorias: Graduação novos cursos Engenharia de Transportes Geologia

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo