UFG desenvolve software que monitora qualidade do leite

Em 13/04/15 11:24. Atualizada em 23/04/15 15:17.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO IX – Nº 71 – Abril – 2015

UFG desenvolve software que monitora qualidade do leite

Aplicativo desenvolvido em parceria com o Instituto de Informática, a Escola de Veterinária e Zootecnia e empresa privada, já está sendo comercializado

Texto: Angélica Queiroz | Foto: Carlos Siqueira

Aplicativo fornece informações estratégicas, em tempo real

Estimular o aprendizado contínuo e a consequente melhoria da qualidade final do leite, oferecendo informação estratégica, em tempo real, para os laticínios e produtores de leite. Essa é a ideia central do software Painel da Qualidade do Leite (PQL), idealizado e desenvolvido por pesquisadores do Laboratório da Qualidade do Leite (LQL) pertencente ao Centro de Pesquisa de Alimentos (CPA) da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a empresa Implanta IT Solutions.

O aplicativo disponibiliza aos usuários um conjunto de informações estratégicas a respeito do leite analisado no LQL, acrescido de uma base de conhecimento produzida por pesquisadores da UFG. O gerente do LQL, Rodrigo Balduino, explica que a ideia surgiu em 2011, quando a empresa Implanta procurou a UFG para desenvolver o projeto. “Tínhamos um banco de dados riquíssimo que precisava ser explorado dinamicamente”, relata.

Segundo Rodrigo Balduino, a Escola de Veterinária e Zootecnia entrou com o conhecimento e o banco de dados, o Instituto de Informática ficou responsável pela parte do desenvolvimento do sistema de segurança e a empresa Implanta participa extraindo esses dados e transformando-os em informação. Os pesquisadores conversaram, ainda, com as indústrias para entender suas necessidades. Diálogo este que está sempre aberto, de acordo com Balduino. “O software está em constante aperfeiçoamento de acordo com as demandas dos clientes”, ressalta.

Gerente do LQL, Rodrigo Balduino, acredita que produtores apostarão na qualidade de seus produtos

Simplicidade e planejamento – Rodrigo Balduino destaca que o aplicativo é de fácil uso. “Mesmo o usuário que não entende muito de informática pode acompanhar com facilidade a evolução na qualidade do leite produzido”, garante o gerente do LQL. Ele também lembra que o software segue um padrão de segurança da informação e cada usuário só terá acesso às suas próprias análises, não sendo possível um gestor de um laticínio ter acesso a informações de produtores de outros laticínios.

O PQL disponibiliza aos gestores de laticínios, em tempo real, informações já tabuladas e indicadores estratégicos sobre a qualidade do leite de um produtor, uma rota (roteiro) ou uma região (cluster), permitindo uma avaliação precisa sobre seu relacionamento com os produtores. Munidos desse tipo de informação, os laticínios podem, entre outras ações, reduzir custos operacionais, aumentar a lucratividade e abrir novos mercados, além de melhorar o rendimento na produção.

“As empresas perdem tempo tabulando dados. O software já transforma esses dados na informação que o cliente precisa”

Apesar de inovador, a procura pelo aplicativo ainda é pequena, mas a expectativa do LQL é de que ela cresça à medida que os empresários forem conscientizando-se sobre os benefícios da ferramenta que é interativa e faz os cálculos automaticamente. “As empresas perdem tempo tabulando dados. O software já transforma esses dados na informação que o cliente precisa para trabalhar e transformar em melhorias”, observa Rodrigo Balduino.

O gerente do LQL lembra que as empresas não começaram a avaliar a qualidade do leite voluntariamente. “Só o fizeram porque a lei exigiu. Mesmo assim, algumas ainda pegam os nossos laudos e guardam na gaveta, tornando muito difícil encontrar e organizar a informação quando ela é necessária”, conta. Para ele, somente agora é que alguns laticínios estão entendendo como a qualidade é importante. “Dependemos dessa evolução da classe produtiva para o sucesso da implementação dessa ferramenta, mas acredito que essa evolução já começou”, afirma, otimista.

Laboratório da UFG atende laticínios de vários estados do país

Como adquirir

Após período de testes, o software já está sendo comercializado para clientes do LQL, mediante pagamento de anuidade ou mensalidade. Além de Goiás, o laboratório da UFG atende laticínios de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Pará, Rondônia e Amazonas. Para o futuro, a intenção dos gestores do projeto é conseguir disponibilizar o software para todo o país.
Rodrigo Balduino explica que o valor da aquisição depende de cada caso e que são disponibilizadas quatro versões do aplicativo, permitindo que as indústrias de laticínios possam escolher a versão mais adequada ao seu porte ou sua disposição de investimento. O contrato é feito pela UFG e os interessados devem procurar o LQL.

Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui