Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Curso a distância capacita educadores para lidar com dependentes químicos

Em 13/04/15 11:24. Atualizada em 23/04/15 15:17.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO IX – Nº 71 – Abril – 2015

Curso a distância capacita educadores para lidar com dependentes químicos 

Iniciativa quer envolver professores, conselheiros tutelares, agentes de saúde e agentes do Ministério Público na luta contra o uso de drogas na infância e adolescência

Texto: Alex Maia | Foto: Divulgação, Letícia Antoniosi

 

Professores participantes do curso a distância confeccionam, em parceria com os alunos, cartazes de conscientização
Professores participantes do curso a distância confeccionam, em parceria com os alunos, cartazes de conscientização

 

A dependência de drogas lícitas e ilícitas é um desafio cada vez maior para as autoridades de saúde do Brasil. Uma pesquisa feita em 2013 pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apontou que mais de oito milhões de pessoas são dependentes de algum tipo de droga. A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Saúde (Senad), visando diminuir este dado, lançou o curso a distância de “Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas”. Originalmente desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB), o curso foi encampado pela Senad com o intuito de que outras universidades organizassem e divulgassem-no em seus respectivos estados. A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi contemplada e, desde o início de 2014, oferece dez mil vagas para este curso.

 

Oferecido gratuitamente na modalidade ensino a distânica (EaD), o curso tem a missão de auxiliar as políticas públicas para o enfrentamento do uso de drogas por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. As aulas capacitam professores, orientadores educacionais, assistentes sociais, agentes do conselho tutelar e do Ministério Público, envolvendo-os em ações voltadas para a prevenção, promovendo e ampliando a participação comunitária. A coordenadora do projeto na UFG e professora da Faculdade de Educação (FE) da instituição, Marilúcia Lago, revela a importância dessa iniciativa no cenário atual das periferias das grandes cidades. “O que se percebe é que as escolas com maior índice de ocorrências policiais, devido ao uso de drogas, estão nas periferias. A escola se sente impotente e apela para força policial. É preciso direcionar essa e outras políticas públicas para essas áreas”, destacou.

 

Em parceria com o Estado de Goiás, a UFG se juntou há outros seis Institutos de Educação Superior (IES) que já desenvolvem o curso em seus respectivos Estados. Os 70 mil profissionais que se inscrevem anualmente, garantem certificado de 180 horas como benefício. Além disso, Marilúcia Lago também destacou a compreensão que pode ser obtida por meio das aulas. “O educador que faz o curso obtém uma compreensão contextualizada da vulnerabilidade, dos riscos, dos fatores políticos e sociais que levam ao uso dessas substâncias”, relatou.

 

Opinião dos cursistas – A professora Sônia Costa atua na alfabetização de crianças no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da UFG. Ela fez o curso e relatou que as aulas provaram que ela estava errada sobre EaD. “Esse curso cobra o acompanhamento da apostila e exige que o aluno dedique tempo para as aulas”, ressaltou. A professora de Matemática, Hélida Ferreira, também se surpreendeu com a forma abrangente que as aulas virtuais abordam a prevenção do uso de drogas. “Eu imaginava que ia aprender sobre a parte química, sobre maconha e cocaína, mas não foi nada disso, foi muito além do que eu esperava”, concluiu.


O sucesso do curso repercutiu entre os professores do Cepae e muitos outros já estão acompanhando o curso que iniciou em janeiro deste ano. A professora de História, Cinthia Bernardes, que trabalha com famílias de dependentes químicos, espera que as aulas contribuam para o trabalho que ela executa. “Eu já tenho uma visão do que deve ser feito com relação ao uso de drogas e espero que o curso confirme ou descontrua o meu conceito”, relatou a professora.

 

Coordenadora do Programa na UFG, professora Marilúcia Lago apresenta a apostila do cursoCoordenadora do Programa na UFG, professora Marilúcia Lago apresenta a apostila do curso


Estruturado em cinco módulos, o curso “Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas” oferece uma etapa obrigatória teórico-metodológica de 120 horas, nos quatro primeiros módulos, e uma etapa opcional prática de 60 horas. Esse último módulo é feito de forma coletiva em parceria com outros educadores que atuem na mesma escola e que estejam frequentando as aulas de EaD. “Essa parte prática foi muito interessante. Discutimos juntos e é na dinâmica que traçamos os caminhos a serem percorridos”, destacou a professora de alfabetização do Cepae, Sônia Costa. A coordenadora, Marilúcia Lago, acredita que o método de dinâmica coletiva pode ser adotado em outras esferas educacionais. “Os agentes do Ministério Público, por exemplo, também desenvolvem projetos coletivos. Essas ações de prevenção desenvolvidas devem ser aplicadas na sociedade”.


O curso é oferecido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na Plataforma Moodle, com apoio de apostila e DVD. As atividades de aprendizagem contribuem para o desenvolvimento gradativo de prevenção do uso de drogas, por meio da interação e da colaboração entre cursistas de uma mesma escola e turma. O acompanhamento é garantido em todo o percurso e realizado por educadores-
tutores. Cada tutor acompanha uma turma com cem educadores-cursistas, em geral, de um mesmo local.

 

Quem pode se inscrever?

Estudantes de graduação e pós-graduação,
Professores e profissionais da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal),
Conselheiros Tutelares
Profissionais do Sistema Único de Saúde,
Profissionais que desenvolvem projetos de prevenção,
Profissionais que trabalham com crianças e adolescentes.

 

Duração do curso: 6 meses

Carga horária: 180 horas
Certificação: Todos os alunos recebem um certificado de conclusão ao final do curso
Serviço: Faculdade de Direito da UFG. Piso Superior, Sala 03, Praça Universitária, Goiânia
Telefones: (62) 3209-6517 / 3209-6518

 

Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui