CAMINHOS DA PESQUISA: Programa de Bolsas de Licenciatura apresenta novidades

Em 24/02/16 10:24. Atualizada em 26/02/16 14:13.

topo Jornal UFG 76

Programa de Bolsas de Licenciatura apresenta novidades

Mudanças no edital aproximam o Prolicen dos demais projetos de iniciação científica da UFG, mas mantêm sua identidade

Texto: Angélica Queiroz  | Ilustração: Reuben Lago

A identidade do Programa de Bolsas de Licenciatura (Prolicen) foi debatida no ano de 2015 na UFG, envolvendo o Comitê Assessor do Prolicen, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Em vigor desde 1980, o programa vinha perdendo prestígio entre os estudantes da licenciatura, o que motivou as discussões visando, principalmente, recolocar o Programa em seu lugar de iniciação científica, uma vez que ele financia pesquisas que tenham vinculação com a educação básica.

O novo edital, publicado em dezembro de 2015, apresenta mudanças que aproximam o Prolicen de outros programas de iniciação científica na UFG, especialmente no que tange ao processo de avaliação e seleção dos projetos contemplados com bolsa. Desta forma, espera-se que o Prolicen possa despertar o interesse de professores e estudantes das licenciaturas e ampliar o alcance do Programa em todas as Regionais da UFG.

Coordenadora de Licenciatura e Educação Básica da UFG, Miriam Fábia Alves explica que, com as adequações, o Prolicen é incluído no Programa Institucional de Iniciação Científica e torna-se semelhante ao Pibic/Pivic, mantendo sua identidade como programa que visa à inserção dos estudantes da licenciatura na pesquisa, mas também na produção de conhecimento sobre a educação básica, locus de atuação dos futuros licenciados. Assim, “o Prolicen integra a iniciação científica da UFG, mantendo seus objetivos e identidade”, observa.

O Programa

Na UFG, o Prolicen representa um esforço institucional na política de formação inicial de professores, uma vez que financia 65 bolsas para os estudantes das licenciaturas. Em conjunto com outras iniciativas do Governo Federal, como o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) que visa introduzir o licenciando no contexto de sala de aula, participando de projetos pedagógicos em escolas da rede pública de ensino, o Prolicen atua diretamente na qualidade da formação ofertada nas licenciaturas, pois incentiva a participação de estudantes, por meio de concessão de bolsas, em pesquisas envolvendo a educação básica.

Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui

Fonte: Ascom UFG

Categorias: PROLICEN Caminhos da Pesquisa