comunica icon

Universidade discute política para a comunicação

Em 26/10/16 09:52. Atualizada em 09/11/16 11:11.

Públicos ligados à UFG recebem atenção especial na construção da política de comunicação institucional

Onze encontros temáticos possibilitaram a participação da comunidade

Silvânia Lima

Buscando melhorar a gestão da Universidade Federal de Goiás, é sempre necessário otimizar processos complexos e estratégicos. A comunicação institucional é um deles. Normalmente lembrada pelas áreas de imprensa e relações públicas, a comunicação envolve canais que permeiam desde atividades exercidas nas unidades acadêmicas e órgãos, como os atos administrativos, institucionais e os sistemas de comunicação, até notícias, vídeos e campanhas de publicidade institucional. Possuidora de uma estrutura comunicacional significativa, entre os desafios da Política de Comunicação da UFG estão o atendimento das novas demandas da Universidade e a integração de áreas, veículos, unidades e órgãos.

A necessidade de nortear essa política de comunicação levou os profissionais da Assessoria de Comunicação, da Rádio Universitária e da TV UFG a criar um grupo de trabalho, atuante há dois anos, sob a liderança da coordenadora de Relações Públicas da Assessoria de Comunicação da UFG, Daiana Stasiak. Segundo ela, “a viabilização crescente de trabalhos conjuntos entre essas equipes foi o primeiro passo, na prática, corroborando com o objetivo principal da política de promover a comunicação institucional, integrada, pública e cidadã”. Entre as propostas de ações estão o delineamento das bases da política com a realização de eventos, como o Seminário de Integração das equipes de comunicação e o I Seminário de Comunicação Pública e Cidadania, realizados em 2015. E no segundo semestre de 2016 a realização de uma série de encontros temáticos para a política de comunicação.

A intenção é melhorar as rotinas de comunicação na Universidade por meio da integração e cooperação, otimização, normatização e padronização de algumas ações, bem como a melhoria dos canais de comunicação existentes e a abertura de outros para públicos específicos. O envolvimento da comunidade, reconhecida como corresponsável pela comunicação na instituição, é um dos principais desafios. Com esse propósito, a construção da Política de Comunicação da UFG tem se dado de forma aberta, visando a maior participação das pessoas. As ações do grupo são amplamente divulgadas nos veículos institucionais e no site da política onde estão disponíveis todas as ações já realizadas e um canal de comunicação com o grupo.

A Política de Comunicação da UFG está sendo pensada para os diversos públicos da instituição, internos e externos. Internamente, o trabalho prima pela melhoria das ações de comunicação nas unidades e órgãos da UFG, como gerenciamento das redes sociais, manutenção e atualização dos sites, a circulação da comunicação administrativa, a interação com os serviços institucionais, uso da marca, gerenciamento de crises, etc. A fim de auxiliar nesta tarefa, surgiram ideias relacionadas à elaboração de manuais, nomeação de agentes de comunicação nas unidades e órgãos, além da oferta de treinamentos em comunicação, como o media training (treinamento de porta-vozes para atendimento aos jornalistas).

A UFG já possui alguns manuais, como o Manual de Uso da Marca UFG e o Manual das Redes Sociais. Cerca de 20 outros temas já foram elencados a fim de subsidiar a comunidade interna em seus processos comunicacionais. Alguns deles foram selecionados para a série de onze encontros temáticos da Política de Comunicação da UFG, realizados entre setembro e outubro, na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). A presença de estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes e profissionais da área de comunicação nas palestras seguidas de debates, cumpriu o objetivo de discutir sobre os temas de comunicação intrínsecos ao cotidiano da universidade.

Os encontros foram transmitidos ao vivo e disponibilizados no canal do YouTube do Comunica Estúdio (Estúdio de Rádio, TV e Fotografia da FIC) e por meio de videoconferência, possibilitando a participação da comunidade das demais Regionais da UFG. As contribuições das discussões de cada encontro temático servirão para elaborar um documento-base a ser apresentado no II Seminário de Comunicação Pública e Cidadania, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório da Biblioteca Central, Câmpus Samambaia, em Goiânia. O evento terá como foco a Política de Comunicação da UFG e será aberto a todos os interessados.

Para saber mais acesse o site.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: universidade Edição 84 política de comunicação