beterraba icon

Beterraba: riqueza da folha à raiz

Em 26/10/16 15:57. Atualizada em 09/11/16 11:13.

Além de ser doce e saborosa, raiz pode auxiliar na beleza da pele, na formação de glóbulos vermelhos, no fortalecimento muscular, entre outros aspectos

Beterraba

Camila Godoy

Que a beterraba traz benefícios à saúde humana muitos já sabem. Além de ser doce e saborosa, essa raiz pode auxiliar na beleza da pele, na formação de glóbulos vermelhos, no fortalecimento muscular, entre outros aspectos, sendo por isso muito comum encontrá-la na mesa dos brasileiros. No entanto, o que poucos sabem é que as folhas e talos da beterraba também são comestíveis, e, além de tudo, bastante nutritivos. Segundo uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG), o consumo dessas partes auxilia na produção do High-density lipoprotein (HDL), considerado o “colesterol bom”, e na redução da pressão arterial.

O estudo, realizado sob a responsabilidade da mestranda Anna Paula Oliveira, com orientação da professora Patrícia Borges Botelho, analisou o perfil lipídico e a pressão arterial de indivíduos com níveis de gordura no sangue alterados durante a ingestão de um café da manhã rico em gordura. De acordo com as pesquisadoras, os polifenóis, classe de compostos bioativos encontrados nas folhas e talos da beterraba, atuam sobre o metabolismo lipídico. Elas explicam que para extrair essa substância é necessário bater as folhas com água, em um espécie de suco. Uma novidade que, além de aproveitar um recurso geralmente descartado, melhora a saúde.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: universidade Edição 84