Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
cepae icon

Educação Básica também é assunto para pós-graduação

Em 22/02/17 15:06. Atualizada em 02/03/17 12:34.

Programa de mestrado profissional oferecido pelo Cepae tem se destacado por discutir a formação docente e as investigações multidisciplinares voltadas para a sala de aula

Banca de defesa da mestranda Fernanda Cinthya Oliveira Silva, no auditório do Cepae

Banca de defesa da mestranda Fernanda Cinthya Oliveira Silva, no auditório do Cepae

 

Angélica Queiroz

Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu para atender as demandas de capacitação de profissionais. O mestrado profissional em ensino é uma nova área da Capes e o programa da UFG tem despertado crescente interesse da comunidade nos últimos anos. O processo seletivo, de 2016, para iniciar a quinta turma em 2017, teve 358 inscritos e ofereceu 40 vagas, todas preenchidas. Atualmente o programa conta com 28 doutores em seu quadro de docentes permanentes e colaboradores e exige, para a conclusão do curso, uma dissertação defendida publicamente, que apresente aprofundamento teórico e um produto educacional, resultantes da pesquisa e validados pela banca examinadora.

“Trata-se de um mestrado cuja abordagem metodológica favorece consideravelmente a atuação do professor em sala de aula”, afirma a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Cepae (PPGEEB), Gene Maria Vieira. Segundo a professora, o curso tem como propósito qualificar profissionais que atuam no ensino básico. “O intuito é que esses profissionais possam construir sua reflexão crítica pautando-se em sua prática e, consequentemente, contribuir com ações que visem impactar o sistema educacional no qual estão envolvidos”, explica. Para ela o curso contribui para que a prática e a teoria percorram juntas uma distância menor entre a academia, onde se forma professores e pesquisadores, e a escola, onde esses profissionais devem atuar.

 

 Toalha foi resultado de uma atividade desenvolvida por Andréa Hayasaki entre professores e alunos     mestrado Cepae

Toalha foi resultado de uma atividade desenvolvida por Andréa Hayasaki entre professores e alunos

Atuação em sala de aula

Licenciado em Matemática, Josino Lucindo Mendes Júnior, 47 anos, que concluiu o mestrado profissional do PPGEEB, descreve a experiência como incrível. “Tive a oportunidade de entender o papel de um pesquisador na formação social de uma população e de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência visual através da minha dissertação e do produto educacional gerado”, detalha.

Josino realizou uma pesquisa com a finalidade de descortinar aspectos referentes ao universo de ensino e aprendizagem de alunos com baixa visão. Tal inserção ocorreu com visitas que oportunizaram aos alunos com deficiência visual e ao professor de matemática recursos didáticos e metodologia de ensino que lhes proporcionaram uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. “A partir dessa abordagem pedagógica na dissertação tive um considerável favorecimento na minha atuação como professor dentro da sala de aula”, explica.

 

Secretário do Programa, Wederson Carlos, coordenadora atual do PPGEEB, Gene Maria, e primeira coordenadora, Deise Nanci

Secretário do Programa, Wederson Carlos, coordenadora atual do PPGEEB, Gene Maria, e primeira coordenadora, Deise Nanci

Graduada em Pedagogia e Fonoaudiologia e trabalhando na Rede Municipal de Educação de Goiânia, Andréa Hayasaki Vieira, 45 anos, ingressou no mestrado no ano de 2014 e finalizou em fevereiro de 2016. Ela relata que sua experiência foi enriquecedora e que ela aprendeu muito com os professores, colegas e orientadora. Ela também acredita que a abordagem metodológica favoreceu a sua atuação como professora, além de ajudar outros profissionais, pois ela pesquisou sobre a formação de professores no atendimento educacional especializado. Apesar das dificuldades de conciliar trabalho e estudo, Andréa considera que o mestrado valeu muito a pena para a sua carreira. “Muitos pensam que o mestrado profissional é fácil e não dão muito valor, porém discordo, pois a maioria das aulas foram ótimas, com discussões importantes e leituras que favoreceram a aprendizagem”, afirma.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: pós-graduação CEPAE Edição 85 Mestrado Profissional Educação Básica