Obreiros

UFG investe em reformas e novas obras

Em 23/03/17 10:22. Atualizada em 31/03/17 13:48.

Universidade possui 47 obras em andamento em todas as regionais, incluindo a construção da nova unidade do Hospital das Clínicas

Luiz Felipe Fernandes

Ainda que o cenário nacional seja de economia de gastos, a Universidade Federal de Goiás (UFG) investe recursos em dezenas de obras em todas as regionais. Atualmente são 47 obras em andamento, que incluem reformas, adaptações e novas construções. O montante destinado é de aproximadamente R$ 204 milhões.

Obra na Regional Jataí será destinada à Biblioteca

O diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef), Marco Antônio de Oliveira, informa que as construções têm destinações variadas, como o atendimento a cursos já existentes (edifícios do curso de Medicina da Regional Jataí e de Engenharia Mecânica da Regional Goiânia) e a implantação de novos cursos (câmpus de Aparecida de Goiânia). Além disso, em continuidade aos anos anteriores, são feitas intervenções para a acessibilidade das áreas externas nas Regionais Catalão e Jataí.

O prédio que está sendo erguido em Aparecida de Goiânia terá seis andares, 7,3 mil metros quadrados e abrigará quatro cursos de graduação. O valor investido ultrapassa R$ 17 milhões. A previsão de término é fevereiro de 2018. Em Jataí, o edifício do curso de Medicina terá quatro andares, com área de 5,2 mil metros quadrados. O investimento é de quase R$ 11 milhões e a conclusão está prevista para o fim deste ano.

Prédio do câmpus Aparecida deve ser concluído em 2018

Hospital das Clínicas

Outra obra de grande porte é a da nova unidade do Hospital das Clínicas (HC). O prédio, que está sendo construído na mesma quadra da atual sede do HC, é a maior obra já realizada na UFG e será o maior hospital de uma universidade federal brasileira. São 20 pavimentos em uma área de mais de 44 mil metros quadrados.

Serão ao todo 600 leitos de internação distribuídos em dez andares. Um deles será destinado à maternidade, com capacidade de atendimento à gestante de alto risco, equipado com UTI neonatal e centro obstétrico, e outro exclusivo para a internação de pacientes transplantados. Os outros dez pavimentos vão abrigar centros cirúrgicos, UTI e estruturas de apoio ao funcionamento da unidade. A conclusão está prevista para novembro de 2018.

Nova unidade do HC será a maior obra já realizada na UFG

No começo deste ano o reitor da UFG, Orlando Amaral, visitou o prédio em construção. “A obra tem uma enorme importância para a pesquisa, o ensino e a extensão, sobretudo para a população que necessita de serviços hospitalares e que será atendida integralmente pelo SUS”, destaca. Ele acrescenta que as condições de ensino e pesquisa oferecidas pela nova unidade do Hospital das Clínicas representam um avanço tanto para a Universidade quanto para a saúde em todo o estado de Goiás.

Parte da obra encontra-se em estágio avançado de conclusão. Do nono ao 20º andar a fase é de acabamento, com a instalação de revestimento, portas e esquadrias. Os recursos investidos na construção do prédio e na aquisição de parte dos equipamentos, até o presente momento, alcançam o montante de aproximadamente R$ 150 milhões.

Parte destes recursos, da ordem de R$ 20 milhões, foram alocados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o restante, R$ 130 milhões, foi proveniente da alocação de recursos de emendas de bancada, do conjunto de deputados e senadores goianos no Congresso Nacional.

Confira algumas obras em andamento

- Edifício de internação do Hospital das Clínicas;
- Edifício dos cursos de Aparecida de Goiânia;
- Edifício do curso de Medicina (Regional Jataí);
- Edifício da Biblioteca (Regional Jataí);
- Restaurante Universitário (Regional Goiás);
- Edifício do curso de Engenharia Mecânica (Regional Goiânia);
- Conclusão do segundo pavimento da Faculdade de Medicina (Regional Goiânia);
- Conclusão do edifício de Artes Cênicas (Regional Goiânia);
- Edifício do Centro Tecnológico.

Reformas e adaptações

- Edifícios do Instituto de Física (Regional Goiânia);
- Acessibilidade dos edifícios da Regional Catalão;
- Acessibilidade dos edifícios da Regional Jataí;
- Teatro da Escola de Música e Artes Cênicas (Regional Goiânia);
- Reformas nas Casas do Estudante.

Categorias: universidade Edição 86